Iniciativa acontece na cidade de Bragança a 24 de abril
«Unidos na Esperança» é o tema do I Encontro de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), para os alunos do terceiro ciclo, inscritos na disciplina na Diocese de Bragança-Miranda.
“Esperamos que este primeiro encontro seja marco significativo no caminho educativo e pastoral da EMRC nesta Diocese na consciência de que estamos a realizar história”, explica ao EDUCRIS Jorge Novo, diretor do Secretariado Diocesano da EMRC na Diocese de Bragança-Miranda.
A 24 de abril, véspera do feriado de abril, alunos e professores vão encontrar-se num momento “de partilha, identidade, renovação e desafio à realidade da EMRC nas escolas”.
“Este lema quer ser um compromisso para nós, um apelo a uma cultura de encontro, diálogo e valores humanos, onde a EMRC se afirma como espaço privilegiado de formação integral”, desenvolve.
Com início pelas 9h00, os alunos vão encontrar-se na praça da Sé, que se transforma na “Praça do Crescimento”.
“Neste lugar os alunos vão contar com diversos espaços de reflexão, como o «espaço solidário», o «espaço da esperança», o «espaço sinodal», «espaço casa comum», o «espaço voluntariado», antecipando o ano do voluntariado, e vários espaços que contam com a colaboração da empresa de resíduos do Nordeste, da área da proteção e saúde e do ordenamento do território. Contamos, ainda, com a presença do Secretariado da Catequese e das Vocações e Juventude, num claro sinal da sinodalidade que queremos viver”, desenvolve.
Para Jorge Novo o encontro é o momento para “consolidar a educação humanista e solidária, inspirada nos valores dos evangelhos” e ajudar os alunos “a fazer caminho numa formação que se quer integral”.
“Contamos ter cerca de quatro centenas de alunos presentes. Face à nossa realidade diocesana queremos crescer neste ciclo, no número de alunos inscritos, e ajudar a consolidar este percurso formativo que é decisivo para o ensino secundário”, sustenta.
O dia fica ainda marcado, pela realização de um peddypapper que ajuda os alunos à “descoberta da esperança no dia a dia, no encontro uns com os outros e com Deus”.
O almoço convívio vai contar com os diretores das escolas de toda a Diocese. Segue-se um «Flash Mob com o hino da EMRC» e a “Peregrinação Jubilar dos adolescentes” que percorre a cidade de Bragança, desde a praça da Sé, até à Catedral, transpondo a porta do Jubileu e terminando com a intervenção de D. Nuno Almeida, bispo diocesano”.
“Acreditamos que a EMRC é espaço e tempo de esperança de escuta, diálogo e construção de valores. Através das atividades, e das diversas intencionalidades pedagógicas com que as construímos, queremos que esta dimensão da esperança, da profecia da EMRC seja sinal de vitalidade”, completa.
Educris|10.04.2025