«A EMRC é vital no combate ao desconhecimento do Outro», sustenta especialista

Doutoramento destaca lugar e importância da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica no currículo dos alunos

Um novo estudo académico, da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa sustenta a importância da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na ‘perceção positiva do Outro’ por parte dos alunos.

“Os preconceitos como o racismo, a falta de convivialidade com o outro, a discriminação, que tem a ver com o desconhecimento do outro, encontram na disciplina, e nos seus conteúdos, um bom dissipador de comportamentos discriminatórios”, sustenta o padre Miguel Peixoto, autor do estudo, agora apresentado ao público sobre a forma de doutoramento, na UCP, Centro regional do Porto.

Para o doutorado os múltiplos dispositivos usados pelos docentes da disciplina em contexto de ensino-aprendizagem como “a metodologia de roleplaying, os dilemas morais ou outros modos de apresentação” fazem com que os alunos “entrem em contacto com outras realidades e percebam o lugar do outro, do que pensa, age e reflete de maneira diferente de mim”, explicita.

Num “contexto escolar cada vez mais multicultural”, o padre Miguel Peixoto considera que “esta experiência real, do modo como vivem os outros, cria nos alunos uma experiência de proximidade que pode servir ao diálogo”.

“Pensemos no nosso conceito da dignidade da vida humana que num contexto multicultural pode servir de diálogo. Aqui, e sem deixar de valorizar o que é diferente, é possível olhar para o que é comum sem se fragilizar. Estabelecendo esta realidade que está presente em todo o ser humano, mesmo para quem tem dificuldade de entrar em diálogo com o diferente, pode estabelecer um diálogo”, reforça.

Ao longo da Semana Nacional da Educação Cristã o EDUCRIS vai publicar, em pequenos excertos, o diálogo com o autor do estudo «Contributos Educativos da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica: Um Estudo de Caso com Alunos do Nono Ano».

Educris|19.10.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades