Luzinha, Margarida e Mateus, explicaram aos mais novos a importância de ser amigo de Jesus
A Catequese 21 do catecismo do 1º volume da catequese deixa o mote: «O grupo dos amigos de Jesus». Depois de na ultima catequese o Luzinha ter ensinado o que é "o Espírito Santo" e a Margarida e o Mateus terem rezado ao "Pai, Filho e Espírito Santo", a nossa sessão de catequese desafiou as crianças a fazer parte "do grupo dos amigos de Jesus".
Numa catequese que se quer "interativa, dinâmica" e que ajude os mais pequenos a fazerem o "encontro com Jesus" a opção dos catequistas tem passado pela criação de um personagem fantoche, o Luzinhas, que funciona como "amigo imaginário ou consciência crítica" e que fica encarregue de "explicar algumas das formulações da fé mais complexas como esta do Espirito Santo".
A voz aos pais, catequizandos e catequistas
As reações às catequeses tem sido muito encorajadoras para os catequistas da infância.
"Temos tido muitos email's de todo o país, e até do estrangeiro, com mensagens de agradecimento e a darem-nos conta de que as crianças repetem cada catequese várias vezes e ficam tristes quando nos atrasamos", sorri Margarida Lavado a catequista do 1º volume da paróquia do Parque das nações no patriarcado de Lisboa.
Muitos pais agradecem por email como "a mãe da Mariana" que num email cheio de emojis - seriam da filha - escreve:
"Como mãe da Mariana, devo dizer -vos que a minha filha gostou imenso da vossa catequuese. Pede-me para ver várias vezes o vídeo. Muito obrigada por chegarem até nós desta forma".
Já Daniela uma menina de 6 anos dá um impressionante testemunho: "Eu sou a Daniela e gostei muito da catequese de segunda-feira! Obrigada por me lembrarem que Jesus está vivo e ama toda a gente. Sabem, eu cantei muito com a minha irmã a música do Jesus".
De são Miguel de Baltar, na diocese do Porto, a catequista Fátima Costa diz "guardar a todos no coração" e termina o email com "um bem hajam por todo o trabalho". Já Fátima Fonseca, da diocese de Setúbal quiserem "dar os parabéns aos catequistas do 1ºvolume" porque conseguem catequeses "muito simples, mas muito eficazes, apropriadas à idade dos meninos e meninas, muito apelativas e interessantes".
O projeto «Catequese em Nossa Casa» é uma iniciativa do Secretariado Nacional da Educação Cristã em parceria com o Sector da Catequese de Lisboa e o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais através da Agência Ecclesia.
Educris|05.05.2020