Braga: Catequese com propostas para tempo de pandemia

Orientações incluem alteração do plano para a peregrinação à Senhora do Sameiro, a «Catequese com o Bispo Nuno» e o «Catequese em nossa Casa» que ontem se iniciou.

O Departamento Arquidiocesano da Catequese divulgou ontem um conjunto de “orientações” para as paróquias e seus catequistas, em tempo de vivência de pandemia.

Numa altura em que é já certo que a catequese presencial não se vai realizar neste ano pastoral, o serviço destaca “a importância de manter o contacto, a proximidade com o pároco, com todos os catequistas, com os catequizandos e as suas famílias através dos meios disponíveis e de acordo com a realidade de cada comunidade”, lê-se no site da Arquidiocese de Braga

A atenção às “famílias” levou à criação “de materiais com suporte físico, capazes de chegar a todos os catequistas e famílias impossibilitados de usar os meios tecnológicos”.

“Esta será uma proposta que cada paróquia ou catequista pode alterar do modo que achar melhor, para melhor corresponder às realidades de cada situação. O que se pretende é que chegue a cada família, em cada fim-de-semana, para que se possa viver a fé , em casa, mas ao ritmo de toda a Igreja, com toda a Igreja", explica o Departamento.

Os responsáveis vão enviar os recursos por correio eletrónico e disponibilizá-los às mais de cinco centenas de paróquias que constituem a Arquidiocese.

O Departamento convida os catequizandos e seus pais a participarem na «Catequese com o Bispo Nuno», que apresenta novo horário e a estarem “presentes, por catecismo, no «Catequese em nossa Casa», de segunda a sábado, com encontros do terceiro bloco dos catecismos do primeiro ao sexto ano”.

Nas vésperas do mês de maio, e em parceria com a Confraria Nossa Senhora do Sameiro, o Departamento propõe “adaptar a atividade prevista” para a a Peregrinação anual das crianças ao Sameiro.

“Propõe-se a elaboração de trabalhos individuais, ou por grupos de catequese (desenho, poema, texto, oração, entre outros) que deverão ser enviados, até ao final do mês de Maio, à Confraria Nossa Senhora do Sameiro para exposição a 6 de junho”.

Para a catequese da Adolescência, o organismo sugere “que se siga a primeira proposta apresentada que segue o esquema de uma lectio divina”.

Educris|21.04.2020

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades