Catequese como espaço de discernimento, escuta e transformação está no centro da reflexão do III Encontro de Catequetas da Península Ibérica, que amanhã se inicia em Madrid
O padre Tiago Neto, Diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa, é o catequeta escolhido para ajudar os participantes da iniciativa a “discernir os sinais dos tempos na catequese contemporânea”.
“Estamos diante de um encontro que nasce da partilha informal entre catequetas portugueses e espanhóis. Apesar das diferenças eclesiais, temos muitos desafios comuns. Este é um tempo de escuta e reflexão conjunta”, afirmou o sacerdote à partida para Madrid.
O tema central — «Sinais dos Tempos: Discernimento e Catequese» — encontra raízes no Concílio Vaticano II e continua a inspirar novas abordagens pastorais. Para o padre Tiago Neto, o “discernimento teológico e pastoral” é essencial para entender “onde está Deus na vida dos contemporâneos” e como é que a catequese se pode tornar “lugar de proximidade, diálogo e transformação”, disse em declarações ao EDUCRIS.
“A catequese é chamada a olhar a realidade e a escutar Deus que aí se manifesta. Hoje, mais do que nunca, precisamos de perceber como é que o Reino de Deus está a acontecer no meio de nós”, sublinhou.
Para o sacerdote a atenção aos “sinais dos tempos” não deve deter-se apenas em “elementos exteriores a ser observados”, numa “análise sociológica simples”, mas entrar nas comunidades crentes, no mundo que deixa transparecer Deus, e em acontecimentos espirituais “que ajudam a perceber os caminhos de Deus na história” e o modo como conduz “a Igreja na história”.
“Hoje pode ser mais difícil compreender os sinais dos tempos porque deixámos de ter consensos sobre valores fundamentais como a dignidade humana, as questões do sentido ou a questão dos valores mais importantes. Hoje o ‘discernir os sinais dos tempos’ já não se faz apenas do diálogo, mas do discernir — do ponto de vista teológico — o que é realmente um sinal de Deus”, reforçou.
Exercício de discernimento comunitário
Em sociedade plurais, e onde existe uma fragmentação de valores, o responsável pela catequese do Patriarcado de Lisboa não tem duvidas em considerar que a catequese “se assume como um lugar central” da experiência humana e tem “um papel fundamental”, não tanto como “lugar de transmissão de conteúdos”, mas como “espaço de proximidade à vida das pessoas, capaz de integrar experiências, dúvidas, alegrias e sofrimentos à luz do Evangelho”.
“A catequese ajuda as pessoas a interpretar a própria vida. Ela ocupa um lugar essencial na vida cristã, porque não há vida cristã sem catequese. É na catequese que a pessoa aprende a colocar-se em relação com Deus”, desenvolveu.
Segundo o sacerdote, um dos grandes desafios atuais é ultrapassar uma visão individualista da fé, marcada pela privatização da experiência religiosa, para reencontrar uma dimensão comunitária e aberta ao discernimento eclesial.
“Precisamos deste exercício de discernimento. Não podemos olhar apenas para a nossa experiência como a mais importante ou a única. Temos de escutar o outro, acolher a diferença e aí perceber Deus”, reforçou.
Antes da sessão inaugural o padre Tiago Neto reforçou a urgência da “formação catequética para enfrentar a complexidade dos tempos atuais”, marcada pela “globalização, pluralidade e exigência de uma nova linguagem evangelizadora”.
“A catequese procura dinamizar as suas competências para a missão nos contextos onde está inserida. Hoje, vivemos uma mudança de época. O que fizemos no passado serviu aquele tempo histórico. Agora temos de rever a perspetiva”.
De Portugal participam na iniciativa um grupo de catequetas constituído pelos padres Tiago Neto, Vasco Gonçalves, Rui Alberto, José Cardos, e Hélder Fonseca, Hector Figueira, Helder Fonseca, Manuel Queirós e Luís Miguel F. Rodrigues, assim como pelo diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), Fernando Moita, e a coordenadora do Departamento da Catequese, irmã Arminda Faustino.
O encontro de Catequetas da península Ibérica, que conta com o apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã, nasce da participação de três sacerdotes portugueses, os padres Manuel Queirós, Vasco Gonçalves e Luís Miguel Rodrigues, na reunião anual da Associação Espanhola de Catequetas.
A primeira edição realizou-se em Braga, em 2019, e a segunda em Lisboa, em 2023.
Imagem: II Encontro Catequetas Lisboas 2023
Educris|11.06.2025