Miranda do Douro acolhe «Jubileu das Crianças» com atenção à cultura e tradição local

Iniciativa realiza-se a 31 de maio e vai contar com quase cinco centenas de crianças

O Santuário do Naso e a Concatedral de Miranda do Douro, são os locais escolhidos para a realização do «Jubileu das Crianças» [Jubileu de ls Ninos] da Diocese de Bragança-Miranda.

Sob o tema «Esperança, luz que nos guia!», a iniciativa inicia-se pelas 9h30, no santuário local com a manhã a ser preenchida com “atividades lúdicas” e diversos “workshops” para as crianças que frequentam a catequese nos 4 arciprestados diocesanos, explica Ivone Calado, diretora do Secretariado Diocesano da Educação Cristã da Diocese de Bragança-Miranda.

“Temos connosco todas as forças associativas da região para que os mais novos possam conhecer um pouco mais da língua e das tradições de Miranda, a começar pelos pauliteiros, passando pelas diferentes danças e costumes e claro, a língua que é também oficial em Portugal”, desenvolve a responsável.

Após o almoço os mais novos dirigem-se a Miranda do Douro e peregrinam, a partir da “rotunda Aranda Del Duero” até “Porta Santa, na Concatedral, em Miranda do Douro, onde se celebra a eucaristia pelas 16h00.

“A eucaristia vai ser presidida pelo padre Bento Soares, pro-vigário geral da Diocese de Bragança-Miranda, em representação do bispo diocesano.

A iniciativa «Jubileu das Crianças» é uma organização do Secretariado diocesano da Catequese em parceria com o Município de Miranda do Douro e a Unidade Pastoral Santa Maria Maior e teve, “desde a primeira hora”, a preocupação de dar a conhecer “os costumes, lugares, gentes e tradições de Miranda”, com todo o seu “vasto e rico património etnográfico e cultural”, afirma.

O cartaz, assim como o hino deste «Jubileu das Crianças», contam com versão bilingue, em Mirandês e Português.

“A iniciativa mobilizou todas as forças vivas da região, desde a Associaçon de la Lhéngua i cultura mirandesa, a Mirandaças, a Associação Cultural Lérias, a Guarda Nacional Republicana, os Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro, aa Unidade de Cuidados na Comunidade e o Agrupamento de Escuteiros 1254 do CNE”, completa.

A iniciativa vai contar com a edição de um hino para a iniciativa que quase cinco centenas de crianças, acompanhadas por centro e vinte catequistas e cerca de cem pais.

Educris|16.05.2025



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades