Quatro dezenas de participantes marcaram presença na iniciativa que contou com a participação de adolescentes de Beja e um grupo de Setúbal
«Com Jesus, sou Peregrino de Esperança!» foi o tema central do Encontro de Adolescentes, que se realizou na Diocese de Beja no passado sábado, dia 10 de maio.
Reunidos no Centro Pastoral da capital do baixo Alentejo, os adolescentes foi uma oportunidade para a partilha de vivências e o fortalecimento da fé, culminando com a celebração da Eucaristia presidida por D. Fernando Paiva, bispo de Beja.
“Foi uma experiência única para todos nós. Os mais novos puderam partilhar, refletir e crescer espiritualmente, além de conhecerem mais sobre as vocações e a importância da esperança em Cristo”, explica ao EDUCRIS Clara Rodrigues, Coordenadora do Departamento Diocesano da Catequese.
Durante o dia os adolescentes realizaram diversas atividades em grupo, e contaram com ateliers e diversos testemunhos vocacionais.
“Um dos momentos mais marcantes foi o testemunho de um seminarista, orientado pelo padre Rui Mendes Carriço”, desenvolve.
Para além do testemunho de uma vida entregue a Jesus pelo sacramento da ordem os mais novos escutaram “membros do grupo Cáritas Jovem da Paróquia do Santíssimo Salvador de Beja”, que trouxeram a “sua experiência de vida e missão”.
O final da tarde foi passado numa verdadeira tertúlia com D. Fernando Paiva, bispo de Beja. Os adolescentes colocaram livremente questões ao prelado e ouviram as suas esperanças e preocupações com a igreja de Beja e com a situação do mundo.
“A mensagem principal do dia foi de esperança e de compromisso com a vida cristã", desenvolve a responsável.
O evento culminou com a celebração da Eucaristia, presidida por D. Fernando Paiva, que agradeceu a todos os presentes pela sua participação alegre e desejou que o espírito do encontro perdurasse em cada um dos jovens ao longo do ano.
Imagem: PQ
Educris|16.05.2025