Braga: Catequistas realizam formação para melhor evangelizar

Proposta formativa decorre até novembro e dirige-se aos catequistas formadores

O Centro Pastoral da Arquidiocese de Braga acolheu ontem a primeira catequese do percurso «Ser Catequista».

“Este percurso formativo vai desenvolver-se até ao próximo mês de novembro, em ritmo quinzenal, e dirige-se aos catequistas formadores da arquidiocese”, explica um comunicado enviado ao EDUCRIS.

Dinamizado pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese a proposta formativa quer ajudar os catequistas a “colocar em prática, métodos, técnicas e conhecimentos” para uma melhor catequese nas paroquias.

A primeira sessão foi orientada por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), e congregou 60 catequistas, de 11 arciprestados de Braga.

“Estas catequese, do percurso «Ser Catequista», pretendem proporcionar verdadeiros encontros com Jesus Cristo Ressuscitado, durante os quais os catequistas procurarão fortalecer a fé, acolher a identidade de discípulo missionário e amadurecer o seu chamamento para o desafio evangelizador que assumem nas comunidades cristãs”, desenvolve a nota.

D. António Moiteiro incentivou os catequistas a abraçarem esta vocação com renovado ardor e compromisso, recordando que "ser catequista é, acima de tudo, testemunhar Cristo na vida e na comunidade".

Seguindo a linha do novo Diretório para a Catequese, a proposta desenvolve-se a partir de “alguns conteúdos essenciais da fé, e temas de pedagogia”, tendo em vista “melhorar saber saber fazer catequese”, para que cada catequista possa «amadurecer como pessoa, como crente e como apóstolo» (DpC 136).

Educris|09.05.2025

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades