Sé do Porto é o primeiro «lugar de encontro»
O «Jubileu dos Catequista» da Diocese do Porto vai realizar-se em “três momentos distintos”, alterando a programação inicialmente prevista.
“O jubileu da catequese será celebrado, em três momentos significativos na Sé Catedral, nas várias vigararias e no encontro diocesano em Fátima”, explica o Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) em comunicado.
Inicialmente previsto para 24 de maio, na cidade do Porto, a primeira etapa do «Jubileu dos Catequistas» vai decorrer a 30 de março, na Sé do Porto.
“Cada paróquia pode fazer-se representar pelo pároco e dois catequistas que recebem, em nome de todos, um «sinal jubilar de comunhão» que devem levar a todos os catequistas”, desenvolve a nota.
Neste primeiro momento, e no dia em que se celebra na Igreja universal o «Jubileu dos missionários da misericórdia», os representantes dos catequistas do Porto participam, a partir das 15h30 na Eucaristia da Sé do Porto, com presidência de D. Manuel Linda, bispo diocesano.
Todos os meses o SDEC do Porto tem disponibilizado o itinerário «peregrinar com esperança, pelos dias”.
“Sabemos que a esperança é uma virtude que se acolhe e se treina, e por isso, em outubro de 2024, propusemos este percurso para catequistas, catequizandos, famílias e a quem assim o acolher”., lê-se.
A proposta apresenta “uma caminhada que tem em conta o dinamismo da «iniciação à vida cristã», do novo itinerário catequético, num triplo movimento de DEIXAR-SE ENCONTRAR por Jesus Cristo, de CONVERSÃO de vida e de ENTREGA ao serviço do irmão”.
Os materiais são disponibilizados, mês a mês. No site da catequese do Porto.
Educris|20.03.2025