Materiais para a catequese e para os grupos da infância missionária querem ajudar as crianças a "refletir e a crescer na paixão pela missão"
«Domingo IM Missão» é a proposta das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) para o presente ano pastoral.
“Esta iniciativa dirige-se aos grupos da infância missionária e pode ser utilizada pela catequese da infância”, sublinha a organização em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.
A iniciativa insere-se na missão das OMP de “promover a animação e a formação missionária das crianças e dos seus educadores na evangelização universal, especialmente das próprias crianças”.
“Pretendemos ajudar os educadores a despertar e desenvolver progressivamente nas crianças uma consciência missionária universal e impulsioná-las a partilhar a sua fé e os meios materiais com as crianças necessitadas do mundo”, completa.
Para o «Domingo do Batismo do Senhor» as OMP propõem um conjunto de recursos para os mais novos. A «Infância Missionária» foi fundada em 1843 em Nancy (França) pelo bispo Carlos Augusto Forbin Janson com a finalidade de que “as crianças ajudem as crianças”. Em maio de 1922, o Papa Pio XI elevou a Infância Missionária à categoria de Pontifícia propondo-a às crianças cristãs do mundo como uma Escola de educação na fé.
Encontro Formativo para animadores decorre online
O padre Hugo Ventura, CSSp, provincial dos Missionários do Espírito Santo e do Imaculado Coração de Maria, é o convidado do 2º Encontro formativo de animadores/as da IAM. Organizado pela Arquidiocese de Braga a iniciativa realiza-se on-line, já no próximo dia 13 de janeiro 2025 pelas 21h00.