Grupo VITA: Cerca de metade dos catequistas aborda a prevenção dos abusos

Estudo, apresentado em Fátima, mostra necessidade de uma aposta na formação e da existência de materiais especializados para a catequese

Joana Alexandre, do Grupo VITA, trouxe hoje aos responsáveis diocesanos de catequese o estudo «A prevenção do abuso sexual numa amostra de catequistas – Avaliação de necessidades e crenças sobre a problemática».

Desenvolvido pelo Grupo Vita, com a colaboração do Secretariado Nacional da Educação Cristã, análise mostra que “mais de 50% dos catequistas tem hoje práticas de prevenção do abuso e abordam o tema com os seus catequizandos”, explicou a responsável.

A partir de uma amostra, que reuniu mais de milhar e meio de catequistas, a especialista deu conta da “aposta corajosa da Igreja na prevenção dos abusos em contexto eclesial” e apresentou alguns dos “impactos que o abuso gera nas vítimas”.

“O estudo mostra-nos que o tema é apresentado em contexto catequético quando os agentes intuem a sua relação com os temas da catequese. De outro modo percebermos que a intervenção dos catequistas é muito reduzida”, desenvolve.

Para a especialista é fundamental perceber “se os catequistas se sentem proativos nesta situação” de modo que “a abordagem destes temas deixe de ser pontual e se cruze, de modo mais sistemático, com os tempos catequéticos”.

Recordando aos responsáveis a importância da prevenção para a questão dos abusos, Joana Alexandre deu conta de um novo recurso, que está a ser ultimado, e que vai trazer aos catequistas “materiais especializados para a Igreja”.

“Este programa Girassol, que iremos apresentar já a 8 de maio, aprofunda o tema das relações saudáveis, das emoções, do corpo e privacidade, dos segredos e estratégias da pessoa agressora, da internet e escolhas seguras, da comunicação e o pedir ajuda”, tudo isto realizado ludicamente através de um peddy papper.

“Só quando nos sentimos capazes, quando temos recursos, é que nos sentimos capazes para abordar estas questões no nosso trabalho”, sustentou.

O estudo releva, ainda, a necessidade de um reforço “na formação dos catequistas”, quer na “prevenção primária como no procedimento de atuação em matéria de violência sexual” e no conhecimento das “dinâmicas específicas da violência sexual”.

Após o primeiro ano de funcionamento o grupo VITA tem realizado o “acompanhamento das vítimas, e o seu encaminhamento para as diferentes necessidades, quer sejam as de ordem da psicologia ou da psiquiatria”.

Mais de 1500 pessoas, dentro da Igreja Católica, participaram em ações de sensibilização e de curta duração sobre as questões da prevenção dos abusos em contexto eclesial.

A partir de setembro o Grupo VITA vai “desenvolver formações em relação aos novos recursos” nos diversos âmbitos da pastoral da Igreja Católica.

No final da apresentação do estudo D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), deu conta do “trabalho conjunto que temos feito com o Grupo VITA” para que “este drama social que afetou a Igreja, comece e ser reconhecido e encarado”.

“A Igreja corajosamente está a enfrentar o problema e nós, na CEECDF, temos feito caminho de prevenção e capacitação de professores de EMRC e dos nossos catequistas. Estes estudos ajudam-nos a perceber as questões e a encontrar caminhos de futuro”, completou.

Os responsáveis da catequese de Portugal estão hoje reunidos, em Fátima, para abordar as questões da sinodalidade na catequese.

Manual de prevenção para Instituições da Igreja

Na sessão foi, ainda, apresentado o «Manual de Prevenção de Violência Sexual Contra Crianças e Adultos vulneráveis no Contexto da Igreja Católica em Portugal».

“Sempre dissemos que este «grupo Vita» não deveria ser uma estrutura permanente, mas aprofundar conhecimento e criar documentação prática para a ação diária”.

O documento é um “instrumento prático que pode ser adaptado, por cada estrutura eclesiástica, e estamos disponíveis para comentários e sugestões para que haja melhoramentos”.

O «Manual de Prevenção» assenta em cinco grandes pilares: “Conhecer; Prevenir; Agir; Recursos Práticos e 10 mandamentos da prevenção”.

Educris|10.01.2025



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades