OMP: «Domingo IM Missão» com recursos para o Domingo da Epifania

Materiais para a catequese e para os grupos da infância missionária com guião do movimento Laudato Si

«Domingo IM Missão» é a proposta das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) para o presente ano pastoral. 

“Esta iniciativa dirige-se aos grupos da infância missionária e pode ser utilizada pela catequese da infância”, sublinha a organização em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

A iniciativa insere-se na missão das OMP de “promover a animação e a formação missionária das crianças e dos seus educadores na evangelização universal, especialmente das próprias crianças”.

“Pretendemos ajudar os educadores a despertar e desenvolver progressivamente nas crianças uma consciência missionária universal e impulsioná-las a partilhar a sua fé e os meios materiais com as crianças necessitadas do mundo”, completa.

Para o «Domingo da Epifania» as OMP propõem um conjunto de recursos para os mais novos. A «Infância Missionária» foi fundada em 1843 em Nancy (França) pelo bispo Carlos Augusto Forbin Janson com a ­finalidade de que “as crianças ajudem as crianças”. Em maio de 1922, o Papa Pio XI elevou a Infância Missionária à categoria de Pontifícia propondo-a às crianças cristãs do mundo como uma Escola de educação na fé.

Mealheiro Missionário 2025 - a ser entregue neste Domingo da Epifania, Dia Mundial da Infância e Adolescência Missionária 

Este ano as crianças da Infância Missionária (IAM) partilham as suas ofertas em favor de três projetos na América Central e do Sul.

Para o Haiti o valor angariado vai para a Diocese de Jérémie e servirá para a aquisição de material escolar para 350 crianças pobres da Escola Paroquial de Saint Thérèse de Marfranc.

No Peru a IAM pretende colaborar com a recuperação de três cantinas para 200 crianças, de 6 a 14 anos, em Santa Rosa, Assunção e São Francisco.

Também a Venezuela merece lugar de destaque e as verbas vão ser aplicadas na formação de animadores da IAM, transporte, aquisição de materiais e formação de 15 agentes pastorais de 7 comunidades indígenas, que trabalham com 50 crianças.

“Mais do que apenas angariar fundos, esta iniciativa tem como objetivo principal a formação missionária das crianças, promovendo nelas um espírito de solidariedade e uma consciência global. Procura-se despertar tanto nas crianças como nos adultos o desejo de partilhar, com outras crianças, a alegria de ser missionário de Jesus, através da oração e da ajuda económica, tal como nos recordou o Papa Francisco”, explica a AIM em comunicado.

Dia Mundial da Infância e Adolescência Missionária celebra-se sempre na Epifania, que este ano acontece a 5 de janeiro.

Educris|03.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades