«Evangelizar» é espaço formativo para diferentes experiências

Iniciativa vai contar com duas edições no Porto e uma no Estoril

A Salesianos Editora e a Fundação Salesianos vão dinamizar a 14ª edição do «E-vangelizar», um megaevento de formação pastoral.

Depois da 13ª edição ter sido “a maior de todas quer em número de participantes, quer em número de formadores”, como disse na ocasião o padre Rui Alberto, da Salesianos Editora, ao EDUCRIS a edição deste ano vai contar com três datas distintas: no Porto, a 28 e 29 de setembro, e no Estoril, no dia 05 de outubro.

“Temos tido muita gente a inscrever-se a norte e isso faz com que tenhamos duplicado esta edição. Queremos que o ‘E-vangelizar’ chegue a todos os agentes evangelizadores, sejam eles animadores, catequistas, consagrados, professores, ou outros interessados em melhorar as suas competências pastorais”, completa o responsável.

Num momento de alterações profundas no modo de ‘fazer’ e ‘ser’ catequista este megaencontro formativo quer ser “espaço para todos os que queiram saber de educação da fé, escuteiros, professores de EMRC, agentes da pastoral juvenil, uns com muita experiência e outros a começar”, explicita o padre Rui Alberto.

Durante os diferentes dias vai ser possível participar em alguns dos mais de 30 ateliers e workshops diferentes, com temas que vão da “Bíblia aos Jogos e Dinâmicas, da Liturgia às Artes Plásticas, Psicologia à Música, sem esquecer os novos itinerários catequéticos”.

“Esta é a nossa riqueza como Igreja. A de podermos oferecer uma formação ampla em que cada um procura o que mais lhe interessa. Quase ninguém vem sozinho e é interessante observar o modo como se vai partilhando o que se aprende ali, ao vivo”, explica.

Num processo que se quer “livre e responsável” o padre Rui Alberto sustenta que esta modalidade de ‘workshop’ permite “aprender fazendo”, dando ao catequista a “liberdade de escolha”.

“Teremos também um momento comum de festa, uma grande conferência para todos, mas o ‘forte’ são os workshops onde se aprende fazendo em vários âmbitos”, completa.

Para dia 28 de setembro as inscrições “já estão esgotadas”, mas ainda existem vagas “para dia 29 de setembro".

Inspirados na Bula de Proclamação do Grande Jubileu Ordinário do Ano 2025 o tema «Esta Esperança não engana» espera cerca de mil e trezentos participantes, superando os números de 2023.

As inscrições estão abertas aqui

Educris|04.09.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades