24 horas para o Senhor: «Reconciliação e Adoração» no centro da iniciativa

Proposta de adoração com crianças e adolescentes da catequese para a iniciativa «24 horas para o Senhor»

Os dias 8 e 9 de março são a data escolhida para mais um «24 horas para o Senhor», uma iniciativa proposta pelo Papa Francisco no ano da Misericórdia através da Bula Misericordiae Vultus. No documento o Papa apelou ao incremento, "nas dioceses a uma iniciativa de oração e penitência sob o tema «24 horas para o Senhor».

Este ano, à semelhança dos anos anteriores, a Secção para as «questões fundamentais da evangelização no mundo», do Dicastério para a Evangelização da Santa Sé, disponibilza um subsídio pastoral para a vivência deste momento que assume o tema «Caminhar numa vida nova (Rm 6,9).

"Este subsídio pretende oferecer algumas sugestões para que permitir que as paróquias e as comunidades cristãs se preparem para viver esta iniciativa. Trata-se, naturalmente, de propostas que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades e costumes locais", lê-se na introdução do documento.

O organismo da Santa Sé afirma que "o objetivo do evento é voltar a colocar no centro da vida pastoral da Igreja, portanto das nossas comunidades, das nossas paróquias, de todas as realidades eclesiais, o sacramento da reconciliação".

"Este é o centro da mensagem evangélica: a Misericórdia de Deus, que nos dá a certeza de que diante do Senhor ninguém encontrará um juiz, mas sim um pai que o acolhe, o consola e lhe indica também o caminho para a renovação", completa.

Em Portugal o Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima propõe um "esquema base para a Adoração do Santíssimo Sacramento para ser livremente adaptado nas paróquias, tendo em conta a idade e dinâmica dos grupos, de modo a viver as «24 horas para o Senhor»".

Imagem: Subsídio Vaticano

Educris|27.02.2024


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades