«A formação é o segredo da vida do catequista», D. António Moiteiro (C\áudio)

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé quer uma “catequese que desenvolva o caminho cristão”

António Moiteiro disse hoje que a catequese deve ajudar a “desenvolver um caminho cristão onde a identificação com Jesus e dele com o Mistério de Deus traduzido em obras concretas de amor se torne presente”.

À margem das Jornadas Nacionais de Catequistas, que decorrem até este Domingo em Fátima, o bispo de Avieiro lembrou que a “sinodalidade”, mote dos trabalhos entre os cerca de 500 catequistas presentes, “é um caminho a percorrer a aprofundar entre comunidades cristãs, os catequistas, o pároco e os restantes agentes de pastoral” pois “só assim é possível ajudar a construir a identidade cristã”.

“Queremos pensar e refletir sobre uma sinodalidade que quer ser imagem da própria Trindade de Deus”, afirmou.

Numa altura de grande individualismo social o prelado considerou que a “Sinodalidade é um desafio para a Igreja em relação aos jovens”.

“Se os jovens não aprendem a caminhar em conjunto e inseridos numa comunidade cristã sentem-se sós. A descoberta do seu lugar, da sua vocação na Igreja é importante que aconteça em grupo, em comunidade, com outros jovens e que sejamos, nós os adultos, referências de fé para eles”.

«Ser Catequista» e «Itinerário de iniciação à vida cristã»

As Jornadas Nacionais são “momento de encontro e formação” que deve estar no centro da vida dos catequistas.

“A formação é o segredo da vida do catequista. Tem de ser mestre na fé para os catequizandos, e discípulo porque caminha na sua própria fé. A sua missão assenta nestas duas dimensões. A formação de catequistas tem de partir sempre da pedagogia do encontro. Antes de ser catequista dos catequizandos deve deixar ressoar em si o evangelho, na sua vida para o poder transmitir aos outros”, precisou.

A catequese em Portugal tem vindo a fazer “um esforço de atualização” em ordem a envolver “o todo entre a família, os catequizandos, e a própria comunidade cristã” pois só deste modo “nos tornamos cristãos”, concluiu.

Educris|23.10.2021







Newsletter Educris

Receba as nossas novidades