«Itinerário» apresenta a «catequese como caminho de maturidade» (C\vídeo)

Membro da equipa redatora do «Itinerário de iniciação à vida cristã» apresenta proposta para uma catequese de base catecumenal

O padre Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa, destacou a “importância da família” e de uma maior “interligação entre catequese e pastoral juvenil” no documento preparatório para o «Itinerário de iniciação à vida cristã».

“Este itinerário pretende alargar a sua experiência às realidades familiares, valorizando a celebração do batismo, e contemplando um longo período de iniciação à fé, em família, que prepara o início da catequese sistemática, valorizando o sacramento do matrimónio e o batismo numa experiência de primeiro anúncio”.

Em declarações ao EDUCRIS, e à margem da reunião de trabalho que reuniu em Fátima os responsáveis diocesanos pela Catequese, o sacerdote destacou caracter “catecumenal do documento e o papel “da comunidade cristã no acompanhamento pessoal de cada um”.

“Depois daquele primeiro momento em família, iniciamos a catequese com um tempo de primeiro anúncio para se pensar a catequese não como sequência de anos, mas como maturação no tempo que permita associar esta realidade fundamental da predisposição para a fé e ao acesso à graça divina”, destacou.

Numa catequese cm forte “sentido missionário” a “estrutura catecumenal” que lhe está subjacente “permite inspirar a nossa forma de fazer catequese incutindo e valorizando vivencias e o acompanhamento pessoal de cada um”.

O «Itinerário de iniciação à vida cristã» apresenta-se, pois, com “um primeiro ‘rasgão’, como que uma abertura à experiência da fé antes da catequese e um segundo que contempla uma abertura da experiência cristã no mundo juvenil”.

“Com este itinerário não se prevê, propriamente, uma conclusão do percurso catequético, mas uma passagem, suave e equilibrada para a pastoral juvenil”, aponta.

Organizado em “tempos mais personalizados, com etapas celebrativas e através da envolvência das famílias e da comunidade cristã onde se pode percorrer o caminho da fé” o documento de trabalho continua a ser analisado e debatido pela equipa redatora e os Secretariados Diocesanos da Catequese com vista a ser apresentado, em setembro próximo, na Assembleia Plenária dos Bispos portugueses.

Educris|09.07.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades