Vila Real: «Cuidar dos idosos» foi tema o III «Famílias em Rede»

Iniciativa apresentou situação atual da terceira idade e pediu atualização legislativa

O terceiro «Famílias em Rede», uma iniciativa do grupo de pais da Catequese Familiar da Paróquia de Murça, na Diocese de Vila Real, analisou o tema do «cuidar dos Idosos» a partir de um curto vídeo com testemunhos das crianças da local sobre a questão “o que vou fazer com os meus pais quando forem velhinhos?”.

Numa sessão via zoom, e numa altura em que se “agravam as condições dos mais velhos na sociedade” os vários interlocutores destacaram a urgência de se “realizar uma reflexão séria sobre as condições de vida e de participação dos mais velhos, da necessidade da escuta,” reforçando que os mesmos são “memória vida da sociedade” e sua parte integrante e pediram um novo olhar, com medidas concretas, para esta faixa etária.

“Este é tempo de repensar dinâmicas e realizar maior investimento nas infraestruturas de acompanhamento, promovendo universidades seniores, potenciando um dinamismo por parte das instituições locais, criando mais Centros de Dia, e uma comissão de apoio a idosos, para que se sintam mais valorizados”.

Natália Gomes, assistente social, considerou que se deve apostar “na criação de condições para que os idodos possam viver, o máximo tempo possivel, junto ds seus familiares e os lares sejam considerados com ultimo recurso”, afirmou.

Para quem “vive no terreno e conhece a realidade” este modo de olhar a terceira idade “dará maior dignidade a este tempo” destacando a importancia de medidas como a da criação “do cuidador informal”.

Presente na sessão Jorge Rodrigues, da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) de Vila Real, considerou ser necessário “um trabalho conjunto” que leve ao entendimento “dos idosos como parte ativa da sociedade” e pediu uma “atualização da legislação atual”.

Educris|27.02.2021

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades