Papa preside a Missa no «Domingo da palavra»

Eucaristia conta com uma leitura realizada em braille e um momento de homenagem aos profissionais de saúde

O Papa Francisco preside, amanhã, dia 24 de janeiro, à missa do «Domingo da Palavra».

A iniciativa, instituída a 30 de setembro de 2019 pelo próprio Francisco foi fixada no III domingo do Tempo Comum, através do Motu Proprio “Aperuit illis", e pretende ser um “momento dedicado à reflexão e divulgação da Palavra de Deus”, nas comunidades católicas.

Durante a celebração, que tem transmissão em direto no Youtube a partir da Basílica de São Pedro [10h00 de Roma], vai contar com a participação de uma centena de pessoas na Basílica de São Pedro. Nela vai acontecer o rito da entronização da Palavra, no qual o Evangelho “terá uma posição solene particular, que enfatiza o seu valor e torna evidente a sua centralidade para a assembleia”, e será colocado num ‘trono’ que foi utilizado durante o Concilio Vaticano II.

Durante a eucaristia as leituras vão ser lidas por um ator, um jornalista, duas jovens estudantes e um cego que lerá a partir de uma Biblia em Braille.

No final da missa o Papa Francisco vai entregar exemplares de uma edição especial da Biblia, aos presentes com destaque para Massimo Andreoni, médico especialista em doenças infeciosas da Universidade ‘Tor Vergata’, em Roma.

Organizado pela Conselho Pontifício para a promoção da Nova Evangelização, o «Domingo da Palavra» tem, este ano, o tema, « Conservai a palavra da vida» (Fil 2, 16), estão disponíveis vários subsídios litúrgico-pastorais em diversos idiomas.

FSNEC associa-se ao Domingo da Palavra

A Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã (FSNEC) também se associa a este Domingo da Palavra com a venda da obra «Bíblia, os quatro evangelhos e Salmos», a preços reduzidos, para as paróquias de todo o país.

"O nosso objetivo é que as famílias, os catequistas, os jovens e os movimentos eclesiais a adquiram, acreditando que a leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos fortalecem o sentido da presença de Deus nas nossas vidas e no serviço aos outros".

Durante as próximas semanas “as paróquias” podem “adquirir, a um preço reduzido (3,5 euros) este texto que conta com a aprovação da Conferência Episcopal Portuguesa” de modo a que pela “leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos fortaleçam o sentido da presença de Deus nas nossas vidas e no serviço aos outros”.

Mais informações:

[email protected]

Educris|23.01.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades