Edição Portuguesa do Diretório para a Catequese apresentada em Fátima (C\áudio)

Bispos Portugueses receberam hoje tradução portuguesa do novo documento orientador do setor

No final da 199ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) os bispos portugueses receberam os primeiros exemplares do Diretório para a Catequese numa edição exclusiva para Portugal da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), órgão da CEP responsável pela Educação Cristã, considerou "uma boa notícia" a edição do Diretório numa altura em que a Igreja "está empenhada na renovação da catequese".

"Esta é uma boa notícia porque neste momento estamos empenhados na renovação da catequese em si mesma, e na ação desta na ação pastoral na vida da Igreja".

Para o responsável pelo setor da catequese em Portugal esta "não acontece apenas o aprofundamento da fé, mas aí nasce a própria fé".

"Temos hoje muitos catequizandos que devido à educação na família não têm tido uma educação cristã aprofundada, explícita, de encontro com Jesus Cristo e n'Ele com o mistério de Deus", explicitou.

Olhando para a realidade da Igreja no nosso país D. António Moiteiro lembrou que subsistem "muitas crianças que participam na catequese por tradição ou costume" e que o «Diretório para a Catequese» traz consigo a preocupação de inserir a catequese na pastoral da Igreja de modo a que "se dê o encontro com Jesus Cristo" e os catequizandos possam "integrar-se na vida das comunidades cristãs".

Apresentado em Roma no passado mês de junho por D. Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização o novo documento vem substituir o «Diretório geral da Catequese» elaborado em 1997 pela Congregação para o Clero.

Em Portugal o novo documento, da editorial SNEC, tem na sua capa um sugestivo Pantocrator, da autoria de D. João Marcos, Bispo de Beja, onde o 'ide e anunciai' se constitui como convite a todos os agentes da evangelização em Portugal.

No nosso país já é possível adquirir o Diretório para a Catequese numa livraria diocesana mais próxima.

Educris|14.11.2020


Diretório para a Catequese apresentado em Fátima




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades