Marselha: Escolas desafiadas a ser «protagonistas da fraternidade» e do «diálogo inter-religioso»

«A escola como um corpo de esperança para mudar o mundo» reuniu mais de quatro centenas de participantes de todo o mundo

Terminou, hoje, em Marselha, o Congresso Mundial da Organização Internacional da Escola Católica (OIEC). Subordinado ao tema “A escola como um corpo de esperança para mudar o mundo”, a iniciativa contou com a participação de 450 pessoas de 62 países.

No primeiro dia dos trabalhos o Cardeal Jean-Marc Aveline,, arcebispo de Marselha, deu as boas-vindas aos participantes e afirmou que a esperança é capaz de “transformar o presente”. Num conjunto de apresentações sobre o lugar da escola católica como “lugar de esperança”, os participantes escutaram D. Cristobal Lopez Romero, arcebispo de Rabat, abordar a importância do diálogo inter-religioso na educação das novas gerações.

Com vasta experiência na direção de escolas católicas em países maioritariamente islâmicos, o missionário salesiano abordou a importância “do trabalho conjunto” sempre no “respeito integral pelas convicções pessoais dos outros” e na valorização do que é comum como a figura de “Deus, Abraão, Maria” ou a busca comum “pela paz e pela justiça”, bem como “a promoção da pessoa e da educação”.

“Nestes meios, onde o Cristianismo é semente, a Escola Católica não deve ter como preocupação a conversão dos alunos e das famílias”, mas ajudar a fazer florir “os valores da paz, da justiça, da convivência pacífica, do respeito pelo outro” pois “este é o ‘Reino de Deus’”, apelou.

Para o prelado ao assumir, deste modo aberto, a sua ‘catolicidade’, as instituições católicas de ensino estão a cumprir “a sua missão evangélica”, “não contra nada, mas com todos”.

“A minha casa é o mundo e a minha família a humanidade”, concluiu.

Ao longo do congresso os participantes escutaram “variadas experiências de sucesso levadas a cabo por escolas católicas diocesanas e congregacionais, em ambientes de minoria católica ou socialmente desfavorecidos”, e tiveram oportunidade de aprofundar o compromisso com o “Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco”, e com o visionamento do documentário Francesco, realizado pelo americano de origem judaica Evgeny Afineevsky.

No último dia dos trabalhos foi apresentado Hervé Lecomte, até agora responsável pelo projeto Planeta Fraternidade, como novo secretário geral da OIEC.

Educris|03.12.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades