Funchal: «Repensar o modo como se cuida dos menores» foi tema central de formação

Iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), deixou desafios aos educadores madeirenses 

«Como BEM educar, proteger e CUIDAR na (minha) ESCOLA» serviu de mote para o workshop, sobre proteção e cuidado de menores, que a cidade do Funchal acolheu no passado dia 5 de maio.

“Quisemos aprofundar, com as escolas católicas, o necessário cuidado às crianças e jovens que lhes estão confiadas, para assim estarem mais despertas para a importância de promover um clima organizacional de cuidado e bom trato, dentro e fora de sala de aula”, revela a APEC em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Na iniciativa, que resulta da parceria entre o Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, a APEC e a Associação de Estabelecimento de Ensino Particular, participaram 80 membros das escolas católicas da região, assim como D. Nuno Brás, bispo do Funchal, Marco Gomes, Diretor Regional de Educação, e a Coordenadora local da Comissão Diocesana de Acompanhamento de Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis, Paula Margarido.

Aos presentes Sofia Marques e Rodrigo Queiroz e Melo formadores da iniciativa, desafiaram os presentes a um “repensar acerca do modo como se relacionam com os menores”, e a um “olhar atento aos sinais de maus-tratos”, tendo em vista “a promoção de fatores de proteção”.

“É preciso criar um mapa de riscos da instituição, um código de conduta e as regras de atuação em caso de suspeitas ou denúncias”, apelaram.

Educris|09.05.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades