Sayes: a «Ecologia Integral» (C\vídeo)

6º Encontro propôs “tema da ecologia integral” a partir da proposta do papa Francisco


Nova semana e novo encontro: Máxima, Júlia, Veríssimo e a irmã Isabel Martins, aprofundaram, em mais uma oportunidade, a 5ª JMJ que decorreu em 1993 na cidade americana de Denver.

O 6º encontro propôs aprofundar a temática da Ecologia Integral a partir de textos do papa Francisco e através dos diários de bordo e dos vários recursos disponibilizados.

Os adolescentes foram convidados a “cuidar da casa comum” a partir da reflexão do papa Francisco na encíclica Laudato Si’.

“Tudo está interligado, diz o papa e isso faz com que não possamos ver a ecologia a partir de mim, mas do mundo inteiro. Não pode ser apenas ambiental e é muito mais ampla”, disse Juan Ambrosio, professor da Universidade Católica Portuguesa e convidado desta sessão.

“O papa propõe uma nova terminologia: o da ecologia integral. Não apenas a ecologia verde, uma ecologia que apanha outras dimensões como a Humana, económica e social”, completou.

O Projeto de caminhada com adolescentes «Rumo à JMJ Lisboa 2023» continua o itinerário com proposta semanal no programa Ecclesia.

Todas as quartas-feiras, pelas 15h00, o programa Ecclesia, espaço da Igreja Católica integrado no programa inter-religioso «Fé dos Homens», na RTP2, acolhe o Sayes, «Aprender a dizer sim».

A iniciativa, que conta com mais de 60 mil adolescentes de todo o país propõe um itinerário onde dá a conhecer "os vários Encontros Mundiais da Juventude" do longo do tempo e o aprofundamento "de temáticas variadas a partir das mensagens dos diferentes papas para a iniciativa".

Os programas decorrem até junho numa parceria entre o Sector da Catequese de Lisboa, o Secretariado Nacional da Educação Cristã e o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais através da Ecclesia.

Educris|28.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades