Jornadas Nacionais de Catequistas realizam-se online

Iniciativa reflete sobre «Catequese e família» após análise das avaliações dos catequstas participantes na edição do ano passado

De 23 a 25 de outubro decorrem, na plataforma Zoom, as Jornadas Nacionais de Catequistas 2020 (JNC2020).

Sob o tema «Catequese e Família» a iniciativa, da responsabilidade do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) chega ao Zoom numa edição inédita que vai ao encontro da situação pandémica do país.

“Atendendo à situação sanitária em que vivemos e perante a qual todos temos uma responsabilidade cristã de grande relevância, não pensámos em adiar as JNC nem em desistir delas mas escolhemos propô-las através de videoconferências online”, explica Cristina Sá Carvalho ao EDUCRIS.

Para a coordenadora do Departamento de Catequese os últimos meses mostraram-nos “imensas iniciativas da catequese - de formação, de oração, de cultura, de convívio, de treino no uso das ferramentas digitais - têm tido lugar através desta modalidade e sempre com bons resultados”.

Considerando que a versão online “não é exatamente a mesma coisa” a responsável lamenta a perde do convívio que as JNC permitem e “do contacto direto, da rápida troca de ideias, do toque, mas a experiência mostrou-nos que, quando queremos fazer comunidade, quando queremos caminhar juntos, estar juntos, aprender em conjunto, não é o distanciamento físico que nos impede de conviver e de partilhar”.

Catequese e Família: o papel dos pais na educação cristã das novas gerações

O tema deste ano «Catequese e Família» vai aprofundar a reflexão realizada “nas modalidades de Catequese Familiar que o Secretariado Nacional tem promovido e para as quais elaborou um conjunto de materiais que cobrem todo o itinerário da infância” e que a situação de confinamento convida a aprofundar.

“A colaboração que foi pedida aos pais, e dada por estes, para que a catequese pudesse progredir à distância, trouxe-nos, a todos, novos motivos para refletir sobre o papel dos pais na educação para a fé dos seus filhos, sem esquecer o insubstituível papel dos avós, De facto, os avós estão sempre muito próximos da catequese, são eles que muitas vezes levam os netos e quem tem aquele tempo todo do mundo para mostrar as pequenas coisas da vida, para ouvir, para transmitir a memória da fé e da orientação moral na vida: tinham, pois, de estar presentes nesta reflexão”, considera a responsável.

Programa das JNC dividido em três dias

No dia 23 de outubro, os trabalhos iniciam-se pelas 21h30 com uma «oração» e a intervenção de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF). Pelas 21h30 D. António Couto, bispo de Lamego, apresenta o tema «A Família na Sagrada Escritura».

Na tarde de sábado, dia 24 de outubro, as JNC2020 iniciam-se pelas 15h30 com a intervenção «A família como Igreja Doméstica na Exortação Apostólica Amoris laetitia», por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga. Duas horas depois, às 17h30, Teresa Ribeiro Tomé apresenta o tema «As dinâmicas familiares num grupo humano de amor, intimidade, apoio e partilha». Pelas 21h00 o dia termina com o padre Manuel Queirós da Costa, da diocese de Vila Real, que aborda o tema «A família no Diretório para a Catequese: implicações».

No domingo, dia 25 de outubro, os trabalhos iniciam-se pelas 15h00 com a videoconferência «A memória na transmissão da Fé: o papel dos avós», pela teóloga Helena Presas. Sónia Neves, jornalista da Agência Ecclesia, fecha os trabalhos com a apresentação «A nossa Família educa para a Fé».

Os interessados podem inscrever-se no formulário online disponível para o efeito e que se encontra AQUI.

Duas horas antes de cada videoconferência os participantes recebem um link com os códigos para acederem às sessões. Nas páginas do Facebook e do Youtube da Educação Cristã também será possível acompanhar os trabalhos das JNC2020.

Educris|13.10.2020

 


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades