Catequese: «Metodologia de projeto na catequese com adolescentes»

Catequistas formadores complementam «formação Sayes» com pedagogias ativas

Trinta e dois catequistas, de dezasseis dioceses, iniciaram ontem, dia 29 de setembro, a formação online «Metodologia de projeto na catequese com adolescentes».

“O projeto surge como um elemento constitutivo desse processo e consequência natural dos momentos anteriores (Reconhecer, Interpretar) que reclamam escolhas exigentes, mas possíveis na ação dos catequistas”, explicita o Sector da Catequese de Lisboa, que dinamiza esta formação complementar ao projeto «Sayes».

A aprendizagem da «pedagogia de projeto» e a sua aplicação à catequese com adolescentes, coloca o catequista como “testemunha e educador da fé” e desafia-o a “ativar as competências, capacidades e dons dos adolescentes”.

“Embora requeira a aprendizagem dos conteúdos da fé e a sua aplicação prática, o projeto distingue-se de uma mera atividade de ensino ou de animação, pois envolve a totalidade da pessoa (coração, cabeça e mãos) no sentido, intencionalidade e organização que exige”, sustentam.

A pedagogia de projeto na catequese com adolescentes estrutura-se em quatro momentos essenciais traduzidos em quatro verbos inspirados na parábola do bom Samaritano (cf. Lc 10, 25-37; Cf. DCE 31): 1. Sentir; 2. Pensar; 3. Fazer; 4. Festejar.

A longo das sessões formativas os catequistas vão ser desafiados a “escrever uma catequese que tenha como base esta metodologia”, explicita a irmã Isabel Martins.

Educris|30.09.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades