Fátima: «Novos materiais despertam entusiasmo entre os catequistas» revela a irmã Arminda Faustino
Coordenadora do Departamento da Catequese no SNEC destaca ano “de graça” e trabalho colaborativo na construção de novos recursos apresentados em Fátima
O Encontro do Secretariados Diocesanos de Catequese, que ontem decorreu em Fátima, foi marcado pela apresentação de dois novos materiais catequéticos destinados a “dar corpo” ao Itinerário da Iniciação à Vida Cristã de crianças, adolescentes e respetivas famílias.
A irmã Arminda Faustino, coordenadora do Departamento da Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), sublinhou que o ano catequético que agora termina foi vivido como "uma oportunidade e de graça", fruto de um caminho de renovação e partilha.
"Temos estado a construir novos materiais catequéticos, que dão corpo e forma ao itinerário da Iniciação à Vida Cristã", explicou a religiosa, destacando a "grande recetividade" por parte dos catequistas, que ansiavam por “algo diferente e de novo”.
Segundo a irmã Arminda, este trabalho é resultado de um processo "extenso e colaborativo", com análise, revisão e participação ativa dos secretariados diocesanos. “Não são materiais perfeitos, mas são os que fomos capazes de criar nesta fase e com eles faremos caminho”, afirmou, sublinhando que este é um projeto em construção contínua, "como pedras vivas da mesma Igreja".
Jornadas Nacionais de Catequistas: Lugar de reencontro, alegria, e aprofundamento da fé
Na reunião, onde se fez o balanço do Encontro Nacional de Catequese, que se realizou em Angra, e das Jornadas Nacionais de Catequistas, que aconteceram em Fátima, a responsável pelo departamento no SNEC reconheceu que “de ano para ano as Jornadas reúnem cada vez mais catequistas”, e considerou que estas são já “uma marca” do ano catequético em Portugal.
“As Jornadas Nacionais dos Catequistas estão a congregar bastante os catequistas e que venham, muitos por sua iniciativa. E é uma marca do ano, porque é um momento encontro, reencontro de alegria, de celebração, de festa, de aprofundamento da fé e de sentirmos mais unidos, mais em comunhão e em Igreja, estreitando estes laços de pertença, num sentido mais alargado e em sintonia com toda a Igreja”, revela.
No início do próximo ano catequético a religiosa deu conta “de uma pequena comitiva”, constituída pelos representantes dos secretariados de catequese, que vão estar presentes no «Jubileu dos Catequistas», em Roma.
“Vai um pequeno grupo representando os secretariados e dioceses, mas sabemos que há também grupos paroquiais a se mobilizar. Vai ser um momento de grande alegria e de júbilo”, desejou.
O Jubileu dos Catequistas, em Roma, tem data marcada para os dias 26 a 28 de setembro. As Jornadas Nacionais de Catequistas voltam a realizar-se em Fátima a 18 e 19 de outubro.