Iniciativa reuniu catequistas da Arquidiocese de Braga
O Departamento Arquidiocesano da Catequese de Braga promoveu, no passado fim de semana, um retiro quaresmal para catequistas.
“Quisemos, com esta iniciativa, ajudar os catequistas a melhor viverem este tempo litúrgico, procurando rezar a vida como caminho pascal”, lê-se no comunicado enviado ao EDUCRIS.
A iniciativa, que se realizou no Centro Espírito Santo e Missão (CESM), no Seminário da Silva, em Barcelos, foi orientado pelo Frei Sergionei Anselmo, sacerdote da Ordem do Carmo, e pretendeu “ajudar os catequistas a cultivar uma ligação mais profunda com Deus, através de espaços de reflexão, introspeção e oração”.
Sob o tema «Falar com Deus, a oração que transforma» o retiro procurou ajudar no fortalecimento “da fé e para renovar a esperança”.
No primeiro dia, no final de sexta-feira os participantes realizaram o primeiro encontro, que serviu como introdução ao retiro e ao tema. No sábado, o dia iniciou-se com a celebração da Eucaristia e as Laudes, seguido de três encontros temáticos: «A Oração no Antigo Testamento», «A Oração de Jesus» e «A Oração na Igreja».
Entre os encontros, houve vários momentos dedicados à oração pessoal, meditação e reflexão. O dia terminou com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.
No domingo de manhã, teve lugar o último encontro do retiro, sob o tema «A oração na vida dos Santos e o testemunho do Magistério Recente», seguido pela celebração da Eucaristia onde os catequistas foram interpelados a viver como São Francisco propôs aos irmãos da sua comunidade: «Vamos começar de novo, irmãos. Pois até agora pouco ou nada fizemos».
O retiro terminou com um almoço fraterno e com o pedido dos catequistas: por mais momentos como este, repletos de graça e alento, que os sustentem e iluminem no amor à missão para a qual foram chamados.
Educris com Departamento Arquidiocesano da Catequese