Espanha: Comissões da Educação Cristã refletem sobre catecumenado e ministério do Catequista
Iniciativa realiza-se de 17 a 19 de março em Jerez de la Frontera, Espanha
A Diocese espanhola de Asidonia-Jerez, no sul da Andaluzia, acolhe, a partir da próxima segunda-feira, o IV encontro dos responsáveis da catequese das Conferências Episcopais de Itália, Portugal, Malta e Espanha.
“Estes encontros são sempre muito enriquecedores. São momentos de partilha e conhecimento, de entreajuda e troca de experiências. Cada país tem uma realidade própria, mas há elementos e preocupações comuns”, explica ao EDUCRIS D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).
Os trabalhos vão analisar a «situação da iniciação cristã em cada país» e aprofundar a reflexão sobre «O catecumenado batismal de crianças e adultos».
Consciente da mudança “rápida em curso”, o presidente da CEECDF espera que o encontro permita “conhecer mais profundamente a experiência de outras igrejas onde já existe muito e bom caminho neste domínio de modo a podermos, também em Portugal, articular uma resposta comum”.
“Temos de ter em atenção a criação de uma proposta de caminho catecumenal aos adultos que desejam ser batizados. Cada vez mais, nas várias dioceses, tem-se vindo a fazer este caminho a que acresce a questão dos migrantes, que chegam a Portugal e pedem o batismo. Esta é uma realidade em franco crescimento”, completa.
O último ponto em agenda vai colocar os responsáveis da catequese, do sul da Europa, a analisar o «Estado do Ministério do Catequista» e a sua implementação em cada Conferência Episcopal. D. António Augusto Azevedo lembra que “há caminho já realizado pela Conferência Episcopal Portuguesa e pelas várias dioceses”, e destaca “a existência de homens e mulheres leigos capazes de assumirem este ministério”.
“O Ministério do Catequista tem hoje cada vez maior relevância nas igrejas diocesanas. Em Portugal cada diocese tem realizado caminho e isso implica, naturalmente, vários ritmos. Em algumas já se começou o tempo de preparação. Ainda falta, por vezes, o pensar o perfil e o lugar deste ministério, mas acreditamos que estão reunidas todas as condições para ser implementado e dessa forma enriquecer as igrejas locais. Temos leigos, felizmente, homens e mulheres, capazes de assumir este ministério”, completa.
Esta é a 4ª. vez que Comissões Episcopais responsáveis pela catequese no sul da Europa se reúnem. A primeira vez aconteceu em Madrid, em 2022. Seguiu-se Lisboa, em 2023, e Roma, em 2024.
Portugal vai estar representado pelo presidente da CEECDF, D. António Augusto Azevedo; D. António Moiteiro, vogal da CEECDF; Fernando Moita, secretário da CEECDF e Diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e pela irmã Arminda Faustino, Coordenadora do Departamento da Catequese no SNEC.