Quatro dezenas de agentes de pastoral, de 5 paróquias da Diocese celebraram Eucaristia na conclusão do percurso «Ser Catequista»
Foi apresentado em 2021 como “a primeira etapa da iniciação catequética” e substituiu o curso de iniciação catequética, trazendo uma nova “estratégia da catequese em Portugal para a formação dos catequistas”.
Na Diocese de Leiria-Fátima quatro dezenas de catequistas, das paróquias de Alburitel, Caxarias, Gondemaria, Nossa Senhora das Misericórdias e Nossa Senhora da Piedade concluíram, no passado fim de semana, a sua formação inicial.
“Esta celebração eucarística evocou o percurso feito que visou preparar os catequistas, do ponto de vista dos conteúdos da fé cristã e da pedagogia catequética”, explica o Serviço Diocesano de Catequese em comunicado.
O «Ser Catequista» apresenta-se como um “percurso de fé para os próprios catequistas para que possam ser para outros testemunhas do encontro com Jesus Cristo” desenvolve ao EDUCRIS o padre José Henrique Pedrosa, responsável diocesano da catequese.
“Mais do que um curso trata-se de um percurso de fé que se pretende fazer com s catequistas. Tendo em conta a sua identidade que assumem a sua missão neste campo da catequese”, completa.
Na celebração marcaram presença os membros do Serviço Diocesano da Catequese e dois dos párocos destas paróquias.
“No final, e em jeito de ação de graças, os catequistas agradeceram a Deus e aos formadores por esta oportunidade de cresceram na fé e de se prepararem para bem desempenharem a sua missão de educadores da fé, em nome da comunidade cristã e em colaboração com os pais”.
O percurso «Ser Catequista» constitui-se como a primeira etapa formativa para os catequistas portugueses.