Porto: Caminhada do Advento reflete sobre a «condição de peregrino»
«Tu és a Estrela. Eu sou o peregrino» é o tema da proposta da Diocese do Porto
Inspirada pelo “refrão do poema cantado pela fadista Carminho, na memorável Vigília de Oração, na JMJ, em Lisboa” a equipa de Apoio à Coordenação Diocesana da Pastoral da Diocese do Porto apresenta uma proposta de caminhada pastoral, para os tempos entre o início do Advento e a Festa do Batismo do Senhor.
“Os cristãos sabem que este eu peregrino na aventura pessoal da fé, se converterá sempre num nós, em peregrinos de esperança. Por isso, o mote da caminhada é enriquecido com o subtema do propósito pastoral da Diocese: «com todos e para o bem de todos»”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.
A proposta lança o olhar “para os verdadeiros peregrinos”, trazidos à reflexão na liturgia deste tempo, e desafia “os fiéis a “descobrir e a valorizar outros peregrinos, tais como os cuidadores, os religiosos, as grávidas, os voluntários sociais, os pobres, os educadores, as famílias, os jovens ou os imigrantes” e a “incluí-los no Presépio familiar ou Paroquial”.
“Para cada semana apresentamos um breve apontamento doutrinal da esperança”, acompanhado pela “descoberta de outros peregrinos de esperança” e uma “forma ou fórmula de oração”, desenvolve a missiva.
Quem percorrer esta “caminhada” pode ainda contar com “sugestões concretas, quanto a sinais de esperança”, sempre ao ritmo da “liturgia da Palavra de cada Domingo”.
Nas notas práticas, a equipa realça a “importância de envolver o Conselho (inter)Paroquial de Pastoral, com os representantes dos diversos grupos, no discernimento das escolhas a fazer e no compromisso das ações a realizar”.