Beja: «A prevenção exige formação. É esta a nossa aposta», D. Fernando Paiva
Bispo de Beja marcou presença no «Dia Diocesano do Catequista» e anunciou novas formações na área do cuidado dos menores e pessoas vulneráveis
D. Fernando Paiva disse hoje que a área do cuidado dos menores e das pessoas vulneráveis em contexto eclesial “é prioritária” para a Diocese de Beja.
“Esta é uma área muito importante para a Diocese. Estamos alinhados com as orientações da Igreja, com a lógica de tolerância zero e queremos adotar uma postura de prevenção. Que todos se possam sentir preparados e isso faz-se proactivamente. Para que os abusos não aconteçam entre nós”
Na manhã deste sábado a jurista Sofia Marques do CUIDAR (projeto do CEPCEP-UCP) orientou uma sessão de formação que contou com mais de cinco dezenas de catequistas e algum clero do baixo alentejo.
Lembrando o espaço da catequese e dos catequistas “como um dos lugares mais seguros hoje nos diversos contextos da sociedade”, a especialista convidou os presentes a refletir estas questões pela positiva.
“Mais do que prevenir de abusos queremos cuidar, antes de mais uns dos outros e dos que nos estão confiados”, desenvolveu.
Sustentando que “se fez um caminho grande e profundo nos últimos anos”, a jurista considerou que não é tempo “para ficar descansado com os sistemas de proteção e cuidado gerados,” mas “vigilante perante a realidade”.
“Hoje estamos mais despertos para estas questões e por isso devemos ler, estudar e procurar aprofundar o nosso conhecimento para estas questões! Todos atentos, todos responsabilizados criaremos espaços mais seguros e cuidaremos melhor dos menores e dos adultos vulneráveis que estão connosco”.
A iniciativa formativa resultou de uma parceria entre o Departamento da Educação Cristã local e a Comissão Diocesana da Proteção de Menores.
Presente na sessão Natália Antunes, presidente da Comissão Diocesana da Proteção de Menores apresentou “uma equipa multidisciplinar” e sustentou que “a prevenção é, nesta fase o que mais importa”.
“Em Beja, e até hoje, não temos denúncias nem casos sob investigação ou do nosso conhecimento. Isso faz com que possamos colocar o foco na formação de todas as áreas da Igreja e na prevenção dentro do espaço eclesial”, sustentou.
À margem do encontro, e em declarações ao EDUCRIS, D. Fernando Paiva anunciou “o alargamento da formação, ainda este ano, a todo o clero da Diocese de Beja”.