Viseu: D. António Luciano afirma que os catequistas são «o futuro da Igreja»

Prelado marcou presença na reunião inicial dos catequistas da Diocese de Viseu

D. António Luciano disse, no domingo passado, aos catequistas de Viseu que eles “são o futuro da Igreja”.

“Todas as comunidades precisam de catequese, sejam as crianças, adolescentes, jovens ou adultos. Lembrai-vos que o catequista não é mais que um instrumento disponível para seguir e anunciar o Mestre”, afirmou.

No Santuário do Senhor dos Aflitos, em Mosteiro de Fráguas, no concelho de Tondela, o Bispo de Viseu tomou parte dos trabalhos com que a Diocese iniciou o ano catequético subordinado ao tema «Um amor que acolhe…experimenta-o».

“Os nossos catequistas estão sedentos por começarem este ano, mesmo tendo algumas apreensões e alguns medos. Nota-se, sobretudo, a alegria em partilharem a fé com a alegria em partilharem a fé com as crianças e os jovens que lhes forem confiados”, destacou na ocasião.

No total cerca de 260 catequistas marcaram presença no encontro que contou com “diversas atividades e dinâmicas” e que permitiu “refletir e aprofundar, a partir de textos bíblicos”, vários desafios para um ano marcado pelo «Jubileu da Esperança».

D. António Luciano recordou as palavras do Papa Francisco que “apela a sermos transmissores da fé na comunhão, na participação e na missão”, e pediu, em ano de oração preparatório para este grande acontecimento da vida da Igreja Universal, a capacidade de todos levarem consigo “Cristo vivo, que é aquele que nos catequiza, que nos chama a segui-Lo e a sermos seus discípulos missionários”, completou.

Em Roma o Jubileu vai iniciar-se oficialmente no dia 24 de dezembro com a abertura da Porta Santa. Em Viseu a Diocese anunciou já a abertura do ‘Jubileu da Esperança’ no dia 29 de dezembro, na Sé de Viseu.

Imagem: Diocese de Viseu

Educris|25.09.2024

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades