Setúbal: «Peregrinos da Esperança» desafia catequistas da diocese

Itinerário e Carta Pastoral são destaque do Dia Diocesano do Catequista

O Santuário de Cristo Rei, em Almada, acolhe amanhã, dia 4 de fevereiro, o «Dia Diocesano do Catequista».

“Vamos apresentar e aprofundar juntos «o Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias» e refletir sobre a Carta Pastoral do nosso bispo D. Américo Aguiar”, lê-se na nota enviada hoje ao EDUCRIS.

Da parte da manhã, e em trabalho por vigararias, os catequistas aprofundam o documento da Conferencia Episcopal Portuguesa, publicado em abril de 2022, e que é hoje o “novo referencial para a catequese em Portugal”, apontando a uma “mudança de paradigma neste setor de pastoral, com destaque para o papel ativo da família”.

Da parte da tarde os catequistas aprofundam o documento «Setúbal, Peregrina da Esperança», o primeiro texto que o cardeal D. Américo Aguiar escreve à diocese sadina e onde reflete sobre a necessidade de uma maior presença dos jovens na vida da Igreja apelando a um “repensar de várias dimensões da pastoral diocesana”.

“Sem querer ser exaustivo, penso na preparação dos catecúmenos e na catequese contínua e sistemática dos adultos; na situação particular do catecumenato matrimonial e da pastoral familiar; na pastoral no mundo do trabalho; na ação sócio-caritativa, tanto ao nível diocesano como paroquial”, afirma no documento.

Os trabalhos iniciam-se pelas 10h00 e terminam às 17h30. Pelas 12h00 o cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, celebra a Eucaristia com os catequistas presentes.

Educris|03.02.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades