Catequese: Webinar dá a conhecer os «novos materiais catequéticos»

Formação acontece em live streaming no Youtube

A Salesianos Editora promove, no próximo da 5 de fevereiro a partir das 21h00, um webinar sobre o «Emaús», que integra os “novos materiais catequéticos” para os “quatro tempos” previstos pelo «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias».

“Neste webinar vamos dar a conhecer os novos materiais para o Tempo de Aprofundamento Mistagógico numa altura em que se aguarda a sua distribuição pelas livrarias diocesanas de todo o país”.

O novo material para a catequese denominado por «Viver os Sacramentos» conta com uma “pen-multimédia, guia do catequista, livro do catequizando e uma pasta de apoio” para ajudar os mais novos a “fazer caminho dentro da Igreja” e a usar o espaço de catequese como “lugar de apropriação do património da fé da Igreja”.

“O aparecimento deste primeiro material resulta de um trabalho muito aprofundado, que culmina na publicação, em 2022, do «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», e que agora vê o primeiro resultado da sua operacionalização prática”, explica ao EDUCRIS o padre Rui Alberto, responsável da Salesianos Editora.

Numa entrevista recente ao EDUCRIS o responsável explicou de que novos materiais não são “catecismos no sentido doutrinal do termo”, mas “material catequético” que resulta de uma “reflexão sobre o Itinerário, que já se inspira e procura trazer a Portugal as intuições do próprio Diretório”, assumindo “várias tendências e dimensões”.

“Estes materiais procuram integrar a liturgia, fazer várias pontes entre as diferentes sensibilidades, dando muita atenção à dimensão comunitária, aos ‘tempos de crescimento’ de cada um, trazendo para a catequese as famílias, num caminho que é sempre um processo livre de apropriação do ser cristão pelo catequizando e suas famílias”, completou.

Num trabalho que resulta de uma parceria inédita entre o Secretariado Nacional da Educação Cristã e a Salesianos Editora, os novos “materiais catequéticos” assumem o nome de “Emaús” e apresentam, como “opções educativas” a pedagogia do “aprender fazendo” e do “aprender juntos”.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente AQUI

Educris|29.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades