Açores: «É preciso que a família recupere este papel de evangelizadora”, Fernando Moita

Diretor do Secretariado Nacional de Educação Cristã marcou presença na formação «Ser Catequista», que reuniu duas centenas de catequistas

O professor Fernando Moita e mais dois formadores do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) estiveram na ilha Terceira a desenvolver a primeira etapa do percurso «Ser Catequista». Partindo de novas dinâmicas evangelizadoras da catequese, a proposta formativa apresenta-se hoje como “catecumenal e carismática”.

“A catequese é muito mais do que o ensino de regras ou fórmulas; é sobretudo um ato de ser e o catequista já não faz catequese, mas é catequese” através do seu sentido de “escuta” e a sua “disponibilidade para ser uma presença na vida dos jovens”.

“Há um caminho que é feito a dois, é ser companheiro, fazer caminho com as crianças, é ser um homem cheio de fé e de esperança e fazer chegar este Deus a quem connosco caminha, com uma enorme alegria”.

Ao Igreja Açores o diretor do SNEC apontou como fundamental a recuperação do “papel evangelizador da família”.

“Temos de fazer com que a família recupere este papel evangelizador e por isso caminhar com a família é imprescindível. E, nesta ótica, temos de tornar a catequese mais catecumenal, porque é um caminho e carismática porque regressa ao essencial que é Jesus”, desenvolveu.

Para o responsável o «ser catequista» é “ser o grande aventureiro de Deus, é ser aquele ousado homem e mulher que decide que quer tornar presente Jesus Cristo vivo na vida de cada criança ou jovem”.

Fernando Moita já esteve no ano passado em São Jorge e lembra que sempre encontrou nesta diocese “homens e mulheres capazes e disponíveis para a missão”.

“Educar na fé e para a celebração da fé é diferente e mais exigente hoje, sobretudo porque a família já não é o primeiro transmissor da fé. Isso dá outra responsabilidade ao catequista que tem de se munir de outras ferramentas, trazendo para a realidade educativa todas as dimensões”.

O percurso «Ser Catequista» é a primeira etapa de um processo formativo. Em abril este mesmo percurso formativo chega aos catequistas da ilha do Pico, em regime intensivo.

Imagem: SDAECM de Angra

Educris com Igreja Açores|19.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades