Açores: Mais de uma centena de catequistas no percurso «Ser Catequista»

Iniciativa realiza-se na próxima semana na ilha Terceira

O Serviço Diocesano da Catequese, Evangelização e Missão, diocese de Angra promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de janeiro, o Seminário de Angra, o percurso «Ser Catequista».

A iniciativa, para a qual se inscreveram já 140 catequistas, é a “primeira etapa da formação dos catequistas” veio alterar o paradigma da formação dos agentes de pastoral.

“Queremos dotar o catequista de ferramentas necessárias para os novos desafios desta missão dentro da Igreja, à luz dos documentos do magistério de olhos postos no mundo de hoje, antes de mais, através de um percurso que os leve ao encontro com Cristo”, explica o comunicado do SDCEM da diocese de angra.

Destinado “aos catequistas da ilha Terceira” a formação decorrem em horário pós-laboral e em regime intensivo.

“Vão ser três dias intensivos, de segunda a quinta-feira, sempre a partir das 20h00, com a orientação de Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã, o padre Pedro Manuel, da diocese do Algarve e a irmã Arminda, que coordena o departamento de catequese no SNEC”.

Para a responsável nacional a presença formativa nos Açores ajuda a “perceber melhor a caminhada de cada um e a fazer caminho em conjunto”.

“É sempre um gosto estar com os catequistas e sabendo que vamos ao local das pessoas que tantas vezes tem vindo ao Encontro Nacional de catequistas é uma oportunidade de crescer juntos”, aponta a irmã Arminda Faustino.

Após o «Ser Catequistas» o Secretariado Nacional da Educação Cristã prepara já as próximas etapas formativas, denominadas de «formação Fundamental».

“Temos uma equipa a trabalhar sobre a formação fundamental dos catequistas. Queremos avançar, talvez ainda neste ano pastoral, para apresentarmos um primeiro esboço à Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF)”, completa.

Para o final de abril, entre dia 29 e 3 de maio, a iniciativa chega à Ouvidoria da ilha do Pico.

Imagem: Formação de Catequistas na Ouvidoria de São Jorge, Açores

Educris|13.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades