Fátima: «Surfistas do Amor» leva adolescentes ao Santuário

Iniciativa congrega as catequeses de cinco Dioceses Portuguesas

Os adolescentes de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Setúbal sãso desafiados a ser «Surfistas do Amor», em início de novo ano, numa peregrinação ao Santuário de Fátima.

“Ser surfistas do amor, foi a tarefa confiada pelo Papa Francisco aos jovens voluntários no final da JMJ Lisboa 2023”, lembra o comunicado enviado ao EDUCRIS.

Fazendo memória do encontro do Papa Francisco, no encontro com os voluntários portugueses, no final da última edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, a iniciativa quer “proporcionar o aprofundamento sobre a identidade cristã” e “envolver os adolescentes na onda de alegria, fé experimentada na JMJ Lisboa 2023”.

O encontro destina-se a “todos os grupos da catequese da adolescência das Dioceses do centro” e realiza-se a 17 de fevereiro.

Após o “Check-in e acolhimento” cada grupo de catequese participa na “caminhada «Surfistas do Amor»”, um percurso que contempla cerca de 5 quilometros e termina no Santuário de Fátima.

Pelas 14h00 a «Banda Missio» anima os mais novos. Segue-se a eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, e que conta com a presidencia de D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa.

Ao longo do dia os adolecesntes realizam, no santuário mariano, o percurso «Fátima, mensagem de amor e de paz».

A iniciativa termina com a participação na oração do Terço seguida de Procissão de velas.

Preparação em 5 encontros

Para a preparação da Peregrinação as catequeses do centro apresentam uma proposta com “cinco  encontros de preparação da peregrinação” que devem ser realizadas “durante os meses de janeiro e fevereiro”, e onde, entre outras questões, os adolescentes vão ficar a conhecer Guido Schäffer, médico e surfista brasileiro, declarado venerável em 2023.

Educris|12.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades