Santarém: Diocese dá a conhecer novo «Itinerário» para a Catequese

Iniciativa dá a conhecer documento fundamental da catequese portuguesa

A Diocese de Santarém vai realizar, nos dias 26 e 27 deste mês, dois encontros para catequistas sobre o novo itinerário da catequese.

“Durante este ano catequético pretendemos que todos os catequistas da nossa diocese não só conheçam novo «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», mas que se apropriem, progressivamente, do mesmo”, explica ao EDUCRIS o diácono Paulo Campino, diretor do Secretariado Diocesano da Catequese.

A iniciativa decorre a 26 de janeiro em Riachos e a 27 de janeiro no Cartaxo, sempre pelas 21h00.

Após as Jornadas Nacionais de Catequistas, ocorridas no passado fim de semana em Fátima, e que refletiram e aprofundaram o novo documento para o setor, o SDC tem vindo a dinamizar um conjunto de formações que pretendem “dar a conhecer a todos os catequistas de Santarém o novo paradigma preconizado para a catequese”.

Ainda em outubro, e numa clara aposta na formação, o SDC promoveu o “Curso de iniciação à missão do Catequista” que contou com cerca de uma centena de participantes.

Já em novembro e dezembro, este organismo diocesano dinamizou o percurso formativo «Ser Catequista», em regime intensivo e com recurso às plataformas virtuais.

Para o responsável é fundamental que aqueles que se propõem à tarefa da catequese sejam “homens e mulheres de Deus”, dispostos a “fazer a experiência do encontro com Cristo e por isso testemunham na vida essa alegria”.

“Não basta mudar o itinerário é fundamental mudar a prática e passar de uma catequese escolar para uma catequese missionária e catecumenal na qual o catequista é um acompanhante e um ‘provocador de Deus’”, completa.

Educris|08.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades