«5 de outubro» marcado por encontros de catequistas em três dioceses portuguesas

Lisboa, Funchal e Vila Real organizam formações em dia de feriado nacional

É hoje, dia da «Implantação da República», que milhares de catequistas se reúnem para celebrar a “alegria de ser catequista”.

No Funchal, a escola Básica e Secundária de Santa Cruz, na Gaula, acolhe esta manhã os catequistas sob o tema «Acompanhar até Jesus».

“Queremos aprofundar os temas «Catequese catecumenal: os tempos e o itinerário»" e «Catequese com adolescentes num modelo catecumenal» e contamos com a orientação do padre José Henrique Pedrosa, diretor do Serviço de Catequese da Diocese de Leiria-Fátima”, explicam ao EDUCRIS.

Após o almoço os catequistas celebram a eucaristia, presidida por D. Nuno Brás, bispo do Funchal. No final da celebração o Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) vai entregar “diplomas” e “homenagear catequistas” pelo seu ministério na Igreja.

Já no continente, e no seminário de Penafirme, no Patriarcado de Lisboa, o Sector de Catequese local propõe «Catequese na senda do Concílio Vaticano II, Rumo ao Jubileu 2025».

Num programa que conta, pela primeira vez, com a presença do novo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério juntos dos catequistas, o destaque vai para o «Concilium Talks» onde nomes como o do padre José Frazão Sj, Eduardo Borges de Pinho, padre Pedro Lourenço ou Rita Valadas, vão evocar a “atualidade das Constituições Dogmáticas do Concílio Vaticano II”, explica o SC ao EDUCRIS.

Da parte da tarde os participantes podem participar em dois dos cerca de 20 ateliers temáticos propostos pela organização.

Mais a norte, e numa diocese com novos responsáveis para a catequese, Montalegre acolhe o «Dia Diocesano do Catequista» de Vila Real.

“Após o magnânimo e feliz evento da JMJ, que a todos nos abraçou numa só Fé e nos confirmou a presença de Cristo Vivo e Vivificante em todos os povos, queremos ajudar os nossos catequistas na firme construção de uma Igreja renovada, edificada por TODOS, na prática de um amor que acolhe TODOS”, explica o SDEC local em comunicado.

O encontro, que acontece no Pavilhão Multiusos local vai analisar “Novo Itinerário da Catequese” e refletir sobre “A Arte do Cuidar”.

Ainda durante a manhã os catequistas escutam “algumas partilhas da Jornada Mundial da Juventude”. Segue-se o almoço e a eucaristia de envio, pelas 15h30.

“Queremos que seja um dia de festa para os catequistas e outros agentes pastorais” uma vez que “a Catequese é o coração da missão da Igreja”, completa o padre Márcio Martins, responsável pelo Secretariado Diocesano.

Semana Nacional e desafios à Educação Cristã

No início de novo ano pastoral e escolar o presidente da CEECDF convidou, há dias, os educadores cristãos a “sentirem-se envolvidos pelos desafios atuais”.

“Temos, desde logo na catequese, a grande tarefa de implementar o novo «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias». Trata-se de uma nova forma de estar e realizar a iniciação cristã e novo entendimento para a formação daqueles que serão os cristãos do amanhã. Por outro lado, não podemos deixar de dar alento aos jovens, que participaram na JMJ, para que cresça este dinamismo e sejam cristãos e cidadãos ativos. Isso passa, sobretudo pela escuta ativa e pela efetivação das suas propostas na vida da Igreja”.

Leia, em anexo, a Nota Pastoral «O Pacto Educativo Global com Deus em prol da Humanidade» escrita pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) para a Semana Nacional da Educação Cristã que decorre, em todo o país, de 1 a 8 de outubro de 2023.

Educris|05.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades