Vila Real: Dia Diocesano do Catequista «convocou» catequistas à JMJ Lisboa 2023

Iniciativa realizou-se a 5 de outubro no Seminário diocesano

«Maria levantou-se e partiu apressadamente», o tema da JMJ Lisboa 2023, serviu de mote para o dia diocesano de Catequista, iniciativa que reuniu centenas de agentes de pastoral na cidade de Vila Real.

“Vieram, em grande número, de várias partes da diocese e foi um dia com muitos momentos de reflexão com claro destaque para os momentos de partilha e a celebração e envio dos catequistas presidida por D. António Augusto Azevedo, bispo da Diocese”, explica Lina Aires do Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Vila Real.

Ao longo do dia a iniciativa contou com a realização de diversos ateliers formativos como «Discernimento e Acompanhamento», pelo padre João Curralejo; «Say Yes e catequese da adolescência», por Olímpia Mairos e «Protagonismo Juvenil», por Raquel Ferreira.

“Foi notória a preocupação dos catequistas na formação e no acompanhamento dos jovens nos dias de hoje. É claro, hoje, que a comunidade desempenha um papel fundamental neste acompanhamento sempre apoiada pela família, o primeiro lugar de escuta e crescimento”, desenvolve a responsável.

Na celebração de envio dos catequistas, realizada na Sé de Vila Real, D. António Augusto Azevedo lembrou aos agentes que “ser catequista é um dom, uma missão, um ministério para a renovação das nossas comunidades”.

No final do dia o Secretariado Diocesano da Catequese apresentou uma nova página do Facebook do Secretariado Diocesano da Educação Cristã.

Imagem: Facebook SDEC

Educris|10.10.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades