Algarve: Catequese apresenta proposta para o Advento 2021

Campanha apresenta “figuras e atitudes” para melhor viver o Natal

«Eu caminho para o Natal porque o Natal caminha ao meu encontro» é a proposta do Secretariado da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) da diocese do Algarve para o Advento.

“O Natal acontece no encontro do meu coração com o coração do Senhor. Neste sentido, e com etapa preparatória queremos fazer um caminho, com diferentes iniciativas da Igreja e da diocese do Algarve com destaque para o sínodo, o Ano de São José e a peregrinação dos Símbolos da JMJ aqui pelo Algarve”, explica o padre Pedro Manuel, diretor do SDCIA.

As paróquias são desafiadas a aproveitar “tanto bem que neste tempo acontece” para “levar Jesus aos outros”.

A proposta tem como objetivo “levar a boa noticia” a partir da sessão catequética, a celebração da eucaristia dominical e a vivencia do Advento em família”, explicita

 “Vamos ter um conjunto de dinâmicas simples, facilmente adaptáveis, que sendo significativas não ‘enchamos” mais a catequese ou a dinâmica familiar ou as celebrações litúrgicas, mas dar pistas de ação”.

No início do advento a proposta passa por “ir escrevendo, semana após semana, uma oração pessoal a partir de uma palavra semanal que ajuda a dar o mote da ação em casa, na paróquia ou noutro contexto”, aponta.

“Propomos que em cada família se construa o presépio e ainda, onde for possível, um pequeno altar com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (a cruz e o ícone de Nossa Senhora) onde se podem ir colocando os diferentes gestos e realizando as diferentes dinâmicas”, completa.

Em anexo, e em formato word, encontra a proposta completa.

Educris|18.11.2021


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades