Bragança-Miranda: Rumo à JMJ jovens da Diocese cantam «Akathistos»

D. José Cordeiro preside à iniciativa que marca mais uma etapa do caminho para a Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023

O jovens dos 4 arciprestados da Diocese de Bragança-Miranda reúnem-se, no próximo dia 23 de maio, "para manifestar a sua fé" através do canto «Akathistos».

A iniciativa que se enquadra num conjunto de "ações de mobilização e preparação diocesana rumo à próxima Jornada Mundial da Juventude" pretende, em Domingo de Pentecostes, dar a conhecer um dos "hinos mais antigos da Igreja de rito bizantino". refere uma nota enviada hoje ao EDUCRIS pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.

No Domingo de Pentecostes, a partir do Santuário diocesano do Imaculado Coração de Maria, nos Cerejais, concelho de Alfândega da Fé, Unidade Pastoral São Bartolomeu dos Mártires, o Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional (SDPJV) promove a celebração do Akathistos, em honra da Virgem, Mãe de Deus.

O hino "Akathistos" (ou seja, "cantado de pé") é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja. Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia (451), apresenta em forma de síntese orante, tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria em declarações do magistério e no consenso universal da fé.

A celebração a que preside o bispo diocesano, D. José Cordeiro, poderá ser acompanhada, a partir das 15h00, através da página de facebook do SDPJV: https://www.facebook.com/pastoraljuvenilevocacional

Educris|21.05.2021

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades