Sayes, um projeto de catequese com adolescentes no Vaticano

D. Senra Coelho deu a conhecer, ao Papa, os projetos que animam a Igreja até 2023

Foi uma “conversa de breves minutos”, mas suficientes para dar a conhecer a Francisco alguns dos projetos que animam a Igreja Portuguesa no caminho até à Jornada Mundial da Juventude de 2023.

“O Santo Padre quis saber como é que nós os Bispos estamos a preparar Portugal para as Jornadas Mundiais da Juventude, agendadas para 2023”, explicou o arcebispo de Évora após a audiência-geral em que participou no pátio São Damaso, no Vaticano.

O prelado deu conta das palavras de animo do Papa que sustentou ser importante “ter coragem, que sejais fortes para levarmos a efeito este evento. É necessário que o ano de 2021 e 2022 sejam de intensa preparação das Jornadas porque é muito importante para a Igreja que elas aconteçam em 2023”, afirmou o papa.

D. Senra Coelho deu a conhecer ao papa “o Say Yes, com os adolescentes, com os jovens universitários e com os jovens ligados aos vários Movimentos”.

“O santo padre escutou, sorriu e fez um sinal de bênção pedindo para que ‘Portugal esteja preparado a acolher com os braços abertos para a Europa, para a América não esquecendo a África’”, revelou ao semanário «A defesa».

Em Portugal o «Say yes, aprender a dizer sim», conta com mais de 60 mil adolescentes.

Logotipo apresentado a 16 de outubro

O Comité de Organização Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023, deu, esta semana, a conhecer, a data de apresentação do Logotipo da iniciativa.

De acordo com uma mensagem divulgada redes sociais da JMJ Lisboa 2023, a escolha de dia 16 de outubro recaí na data de eleição do Papa João Paulo II, que criou as jornadas mundiais da juventude: 16 de outubro de 1978.

Um ano após abertura do concurso a organização recebeu centenas de trabalhos de todo o mundo que foram validados por um júri.

Os regulamentos dos concursos colocaram como requisitos a "inspiração no lema da JMJ 2023", a "referência à matriz cristã do evento" e a "ligação à cultura e tradições de Portugal".

«Maria Levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1,39) foi o lema escolhido pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude que se vai realizar em Lisboa, Portugal, em 2023.

No anúncio das JMJ2023 o Papa pediu aos jovens para fazerem "caminho" de modo a que a JMJ de Lisboa 2023 possa ser "um tempo de evangelização".

Educris|11.10.2020

Imagem: JMJLisboa2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades