Ecumenismo/Ecologia: Cristãos convidados a celebrar «Tempo da Criação»

Iniciativa realiza-se de 1 de setembro a 4 de outubro integrada no «Jubileu pela Terra»

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e a Conferência das Igrejas Europeias (CEC) convidam, num comunicado conjunto, os cristãos europeus a celebrar ‘o tempo da criação’, num momento em que a pandemia mostrou como o mundo está “interconectado” e expor “a devastação de tantas zonas do globo” bem como as “alterações climáticas” que se fazem sentir.

“Convidamos a celebrar este ano o Tempo da Criação com o tema ‘Jubileu pela Terra’. O conceito de jubileu está enraizado na Bíblia e sublinha que deve existir um equilíbrio justo e sustentável entre as realidades sociais, económicas e ecológicas”, lê-se na missiva enviada hoje ao EDUCRIS.

Assinada pelo cardeal Angelo Bagnasco e pelo reverendo Christian Krieger Os presidentes do Conselho das Conferências Episcopais da Europa e da Conferência das Igrejas Europeias, respetivamente, a nota explica o conceito  bíblico de jubileu o qual aponta para “a necessidade de restaurar o equilíbrio nos próprios sistemas de vida, afirmando a necessidade de igualdade, justiça e sustentabilidade e confirma a necessidade de uma voz profética em defesa da casa comum”.

Os responsáveis pelos organismos cristãos convidam “todos os responsáveis pelas comunidades cristãs, os cristãos europeus, as paróquias, as comunidades eclesiais e todas as pessoas de boa vontade” a “prestar atenção ao tempo da Criação e a vivê-lo com espírito ecuménico, unidos na oração e na ação” e reforçam a “dimensão ecuménica” da efeméride.

“Ao celebrar estes dias fazemos uma retrospetiva e agradecemos a proposta do Patriarca Ecuménico Dimitrios I, em 1989, e das Assembleias Ecuménicas Europeias organizadas pela CEC e pela CCEE em Basel – 1989, Graz – 1997 e Sibiu – 2007 e que ratificaram este espírito ecuménico”.

A declaração conjunta recorda que o Papa Francisco na encíclica ‘Laudato Si’ sublinhou que “o desafio urgente de proteger a casa comum inclui a preocupação de reunir toda a família humana para procurar um desenvolvimento sustentável e integral” e apela a um novo diálogo.

Educris|26.08.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades