12 anos de Francisco: Bispos de Portugal manifestam proximidade e processo sinodal
Conferência Episcopal Portuguesa assinala os 12 anos do início do pontificado do Papa Francisco e considera que as visitas a Portugal são “afirmação maior “da ligação a Portugal. Bispos afirmam rezar pela “sua recuperação” e consideram que as memórias da JMJ Lisboa 2023 “permanecem bem vivas”
Os bispos de Portugal, a partir do retiro que está a ser orientado pelo cardeal Óscar Maradiaga, em Fátima, assinalaram o 12º aniversário do Papa Francisco e manifestaram a sua “proximidade espiritual” ao sucessor de Pedro.
“Neste dia em que assinalamos o 12.º aniversário do pontificado do Papa Francisco damos graças a Deus pelo ministério do Santo Padre e manifestam a sua proximidade espiritual para com o sucessor de Pedro”.
Recordando “a sua hospitalização e frágil condição de saúde”, a CEP afirma rezar “especialmente pela sua recuperação”, para que “possa voltar às atividades regulares” e agradecem “a condução de toda a Igreja”.
“Em pleno Jubileu de Esperança, e com o processo sinodal em concretização no seio das comunidades cristãs, agradecemos ao Santo Padre a condução de toda a Igreja que, ancorada em Jesus, é chamada a ser misericordiosa e missionária, indo ao encontro das periferias e acolhendo a ‘todos, todos, todos’”, lê-se na nota enviada ao EDUCRIS.
Os bispos recordam “com particular afeto” os momentos do pontificado do Papa Francisco em que esteve em Portugal com destaque para “as duas visitas a Fátima e a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”.
“A presença do Papa no Centenário das Aparições, fazendo-se «Peregrino da esperança e da paz», ocasião em que canonizou os dois primeiros santos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, e depois a deslocação à Cova da Iria para estar com doentes e jovens com deficiência no âmbito da JMJ Lisboa 2023, foi a afirmação maior da sua ligação a Portugal”, desenvolve a missiva.
Com a Jornada Mundial da Juventude, que Lisboa acolheu em agosto de 2023, “ainda na memória”, os bispos lembram o encontro “com 13 vítimas de abusos de menores no seio da Igreja Católica em Portugal” e sustentam que “as marcas desta última presença do Santo Padre entre nós permanecem bem vivas na nossa memória”.
“De um modo especial para os jovens, mas acreditamos que para todos, esta visita do Papa Francisco foi um verdadeiro tempo de graça para a nossa Igreja”.
No final da nota a CEP invoca “as bênçãos de Deus para que o Papa Francisco continue a exercer o seu ministério petrino ao serviço da unidade e da renovação sinodal da Igreja”.