Aveiro: Grupo VITA realiza formação para agentes de pastoral da Diocese

Iniciativa reúne todos os que na Diocese contactam com crianças e adultos vulneráveis

A Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráreis da Diocese de Aveiro vai realizar, no próximo dia 22 de fevereiro, uma formação para dar a conhecer “as dinâmicas da violência sexual, na perspetiva das vítimas e das pessoas agressoras”, e assim ajudar a “prevenir e gerando códigos de conduta” de modo a preparar as comunidades para “agir e sinalizar situações de risco”.

A iniciativa, que conta com a dinamização do Grupo VITA, vai ter duas sessões. De manhã, com início pelas 9h00, o publico alvo vão ser os sacerdotes e os diáconos.

Da parte da tarde, e sempre no Seminário de Santa Joana Princesa, a formação é dirigida a leigos, dirigentes das IPSS, escuteiros, catequistas, professores de EMRC, grupos de acólitos e animadores da pastoral juvenil.

“Esta formação vem dar resposta aos inquéritos desenvolvidos pelo Grupo VITA em 2023, e que agora se tornaram públicos. Queremos fazer parte deste movimento para podermos ser capacitados nesta arte de melhor acompanhar os que nos são confiados”, explica ao EDUCRIS Sérgio Martins, Diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Aveiro.

Para o responsável, que participou já de uma formação nacional para responsáveis diocesanos, esta formação vai dar os catequistas, professores de EMRC e animadores da pastoral juvenil, “as ferramentas necessárias para que possam estar atentos, no seu labor diário”, e capazes de “intervir, escutar e denunciar as diferentes situações”.

“Queremos estar, mais do que sensibilizados para o tema, formados convenientemente para podermos estar despertos a possíveis sinais que existam, e ser agentes ativos até na própria denuncia e no acompanhamento das situações”, considera.

Recordando a formação que realizou em 2024 o responsável dá “nota positiva” ao trabalho que o Grupo VITA tem vindo a realizar.

“Este Grupo independente está de parabéns pelo extraordinário trabalho, a vários níveis, que tem vindo a desenvolver. Estamos, agora, numa nova fase, que vai passar por alargar os espaços formativos a mais agentes. A Diocese de Aveiro pediu esta formação e é uma porta de entrada que importará, mais à frente, aprofundar”, completa.

A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória AQUI

Educris|24.01.2025

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades