Portugal: «Semana de Oração pelos Seminários» disponibiliza recursos para a catequese
Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) organiza iniciativa que se realiza de 3 a 11 de novembro de 2024
«Que posso eu esperar?» é a interrogação, retirada do salmo 39 e que serve de mote a esta iniciativa da Igreja em Portugal.
“Uma semana especial, onde todos, comunidades, famílias e cada um pessoalmente, dá atenção a uma parcela da Igreja, que é imagem de um tempo e de uma nova realidade”, afirma o nota pastoral para a ocasião.
O texto, assinado por D. Vitorino Soares, Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, lamenta o número cada vez mais reduzido “de candidatos ao sacerdócio”, de “seminaristas” e seminários” e lança o desafio a todas as comunidades católicas.
“Com o lema proposto para este ano: ‘Que posso eu esperar?’, […] estamos convidados traduzir a espera por esperança. Não esperar que aconteça, mas lutarmos e confiarmos que possa acontecer”.
Consciente de que “a nossa esperança tem de explorar novos formatos, novos acompanhamentos, novas possibilidades” que permita “um futuro novo para um tempo novo”, a CEVM apresenta propostas para as diferentes realidades, ministérios e serviços das comunidades crentes.
Para a vivência da Semana dos Seminários deste ano a Arquidiocese de Braga elaborou materiais para serem utilizados nas catequeses com adolescentes. Está ainda prevista uma sessão formativa para catequistas AQUI.