Fundação AIS assinala os 45 anos da obra «Bíblia das crianças»
«Biblia das crianças», apelido carinhoso da obra «Deus fala aos seus filhos», editado pela Fundação AIS Internacional há 45 anos, já ultrapassou os 51,6 milhões de exemplares
Foi publicado pela primeira vez em 1979, em plena guerra fria, e encontra-se traduzida em 194 línguas, uma das quais é o português. O livro «Deus fala aos seus filhos», da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre )AIS) assinala 45 anos de criação.
"Quisemos assinalar esta data de uma obra que encantou sacerdotes que se deixaram enamorar por Deus folheando as páginas deste livro. Esta autêntica «Bíblia das Crianças», o nome por que é mais conhecida a obra «Deus Fala aos Seus Filhos» já foi distribuída em 140 países e aborda, em linguagem acessível para os mais novos a obra fundamental do cristianismo", lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.
No final de Janeiro de 1979, a Fundação AIS apresentou a «Bíblia das Crianças» na Conferência Episcopal Latino-Americana, que decorreu na cidade mexicana de Puebla e na qual também participou São João Paulo II, naquela que foi a sua primeira viagem fora de Itália. Essa apresentação teve um impacto significativo no sucesso do livro.
Os bispos presentes em Puebla encomendaram directamente 1,2 milhões de exemplares em língua espanhola o que levou a Fundação AIS a "apostar noutras línguas para que o maior número possível de crianças pudesse também conhecer as histórias bíblicas".
A história da obra volta a cruzar-se com a de um Papa em 2007.
"No ano de 2007, o Santo Padre visitou o Brasil e fez questão de ir à Fazenda da Esperança, uma comunidade terapêutica apoiada pela Fundação AIS, tendo aí recebido o exemplar número 10 milhões da «Bíblia das Crianças» impressa em português do Brasil. Desde então, têm-se sucedido as reimpressões desta obra que é, no seu conjunto, uma compilação de 72 textos do Antigo e do Novo Testamento de forma a familiarizar as crianças com as Sagradas Escrituras", desenvolve a nota.
A Bíblia da criança no mundo
Actualmente, existem versões da Bíblia das Crianças em 194 línguas, desde a Afar, falada por cerca de meio milhão de pessoas em partes da Etiópia, Eritreia e Djibuti, até ao Zulu, uma língua do povo Bantu da África Austral.
Ainda recentemente, em Janeiro do ano passado a Fundação AIS dava conta de que "as crianças da comunidade Sataré-Mawé – um povo indígena que vive nas regiões de Andirá e Marau –, também já podiam ter acesso ao livro depois de ter sido concluída mais uma tradução", desta vez na língua nativa deste povo da Amazónia.
Um dos grandes mentores desse trabalho foi o Padre Henrique Uggé, missionário italiano do Pontifício Instituto de Missões Estrangeiras. Uggé chegou à Amazónia em 1972 quando esta comunidade estava reduzida a apenas cerca de 1.200 pessoas. Mas hoje são já mais de 12 mil e as crianças têm agora, graças a este projecto da Fundação AIS, um livro que lhes dá acesso à Bíblia.
Após o colapso da União Soviética, uma estação de rádio cristã lançou uma Bíblia para crianças em russo, e a fundação recebeu logo meio milhão de encomendas. A Fundação Pontifícia também apoia a publicação de outros livros e materiais de catequese, como o YouCat, catecismos, livros litúrgicos e de oração. Em conjunto, e só no ano de 2022, a Fundação AIS financiou mais de 1,3 milhões de publicações em todo o mundo.