Metanoia: «Viver na Liberdade» é tema do encontro de reflexão teológica 2024

Iniciativa realiza-se em Leiria de 27 a 30 de julho

«Viver na liberdade… Uma reflexão histórica, teológica e filosófica» é o tema do encontro de Reflexão Teológica 2024 que o Movimento Católico de Profissionais (Metanoia) promove, de 27 a 30 de julho, no Seminário Diocesano de Leiria.

“Este é o nosso temporal: as guerras, as transformações climáticas, os movimentos migratórios, a intolerância, a lógica do confronto, os desafios antropológicos colocados pelo desenvolvimento científico-tecnológico e por processos identitários decorrentes da liberdade individual, o deslaçamento social e tantos outros sinais dos tempos pessoais e comunitários”, explica a organização em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Pretendendo aprofundar o questionamento sobre se “ainda é possível um projeto para a humanidade que respeite as diferenças e promova a justiça” e procurando linhas de ação para o modo como “pode a mensagem evangélica, a forma como foi recebida e vivida, o diálogo e tensões com o pensamento filosófico coetâneo contribuir para um horizonte comum de esperança”, a iniciativa vai contar com a participação de Paulo Fontes, historiador do Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica, Teresa Toldy, teóloga, da Universidade Fernando Pessoa, e José Silva Rosa, filósofo da Universidade da Beira Interior.

Partindo do tema da liberdade, trazido pelo apóstolo Paulo, o encontro propõe, ainda, uma conversa sobre ‘Sinodalidade em Portugal e no mundo’.

O programa completo pode ser consultado AQUI  e a inscrição decorre em formulário GOOGLE disponível para o efeito.

Educris|17.07.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades