Lisboa: Jornada de Teologia Prática aborda «a Liberdade» com o 25 de abril em pano de fundo

Iniciativa realiza-se no auditório da Rádio Renascença, em Lisboa, a 10 e 11 de maio de 2024

«Chamados à liberdade: A pretexto de Abril» é o tema da XIII edição da Jornada de Teologia Prática. Organizada pela faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, através do Instituto Religare, a iniciativa quer “refletir sobre dois patamares da Liberdade”, buscando “a sua raiz histórica” e encontrando ligações “com o contributo dos católicos para o 25 de abril de 1974”.

“São Paulo diz-nos, na carta aos Gálatas que fomos «chamados à Liberdade». Esta exortação, vivida na tensão tipicamente paulina entre a universalidade do chamamento cristão e o contexto histórico em que ele se manifesta, pode ainda hoje servir de repto ao próprio pensamento contemporâneo”, lê-se no comunicado enviado ao EDUCRIS.

Os organizadores pretendem “refletir com maior atenção sobre qual o conjunto de referências religiosas, históricas e sociais que o conceito de liberdade poderá evocar, em particular no nosso país, em que se assinala a efeméride dos 50 anos do 25 de abril”.

“Partiremos de dois pontos distintos que se entrecruzam. Num primeiro momento, a liberdade é pensada a partir de uma perspetiva predominantemente histórica”. Num segundo momento vai procurar-se realizar “uma reflexão mais ampla, tendo em conta o espectro mais alargado das linguagens religiosas que habitam o mundo contemporâneo, com o objetivo de refletir como o mundo católico e as outras tradições religiosas, dentro e fora do cristianismo, pensam e vivem o conceito no contexto da democracia portuguesa e do pressuposto da liberdade religiosa que a Revolução dos Cravos veio, também ela, aprofundar e desenvolver”, completam.

Numa iniciativa “de entrada livre mas de inscrição obrigatória” pelo limite do próprio auditório da Rádio Renascença, em Lisboa, o programa inicia-se pelas 18h00 do dia 11 de maio com a conferência «Os Cristãos e o 25 de abril», a cargo de António Matos Ferreira. Segue-se o painel «Presença dos cristãos no 25 de abril» com a participação de Maria do Rosário Carneiro; Rita Mendonça Leite e Nuno Estêvão Ferreira e moderação de Paulo Fontes.

A 11 de maio José Vera Jardim; Hamed Hamdard e Alpesh Ranchordas analisam o tema «Liberdade Religiosa», com moderação de Alfredo Teixeira, a partir das 9h30. A XIII Jornada de Teologia Prática encerra com a conferência «Religião, cidadania e Liberdade», a cargo de Alex Villas Boas.

A coordenação científica da iniciativa está a cargo de Luís M. Figueiredo Rodrigues, José P. Angélico, Alex Villas Boas, Juan Ambrosio, Paulo Fontes e pedro Falcão.

Educris|23.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades