Aveiro: Conferência reflete sobre «O Futuro da Igreja»

Iniciativa integra-se nas comemorações dos 600 anos da catedral de Aveiro

«Futuro da Igreja ou que Igreja de futuro» é o tema da última conferência jubilar que se realiza esta sexta-feira, 12 de abril, pelas 21h00, no auditório do museu maritimo de Ílhavo.

A iniciativa conta com uma mesa redonda e a participação de D. António Moiteiro, bispo da Diocese de Aveiro, a reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, e o padre José Miguel Fraga Cardoso, do Dicastério para a Cultura e Educação da Santa Sé.

“Estas conferências procuraram refletir sobre a Igreja no seu passado, viver o seu presente e incentivarmos na construção do seu futuro” e tiveram início a 20 de outubro de 2023.

Ao longo do presente ano pastoral, quando se assinalam os 600 anos da igreja Catedral, a diocee aveirense realizou três conferências, duas encenações teatrais, cinco concertos musicais, uma exposição na Sé.

O Ciclo de Conferências deste Ano Jubilar iniciou-se com o tema «O contexto eclesial do século XV e os desafios que trouxe à Igreja», a cargo de D. Carlos Azevedo, que é atualmente delegado do Comité Pontifício para as Ciências Históricas da Santa Sé. Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP),  refletiu o tema «A paz e o diálogo entre culturas e religiões. Desafios actuais para a Europa e para Portugal».

O Papa Pio XI restaurou a Diocese de Aveiro, com a bula Omnium Ecclesiarum, de 24 de agosto de 1938, e, no dia 11 de dezembro do mesmo ano, D. João Evangelista de Lima Vidal “executou essa bula papal”, a igreja do Convento dominicano de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro, que já era igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, passou também a ser a Catedral da diocese.

‘Igreja de Aveiro, peregrina na esperança’, é o lema que “marca o ritmo” da Diocese de Aveiro nos três próximos anos, de 2024 a 2027.

A abertura oficial do ano pastoral 2023-2024, o ano 0, na Diocese de Aveiro realizou-se no dia 5 de outubro, um “ano de celebração e festa, um ano jubilar, que tem o seu centro na celebração dos 600 anos da Catedral”, explicou o bispo diocesano, D. António Moiteiro citado pelos serviços de informação da Diocese.

Educris|08.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades